CMA pode votar incentivos para estimular chamada logística reversa — Rádio Senado

CMA pode votar incentivos para estimular chamada logística reversa

LOC: A COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE PODE VOTAR NESTA TERÇA-FEIRA UM PROJETO QUE CRIA UMA SÉRIE DE INCENTIVOS PARA ESTIMULAR A CHAMADA LOGÍSTICA REVERSA. 

LOC: O SISTEMA OBRIGA OS FABRICANTES A RECOLHEREM OS MATERIAIS DESCARTADOS PELO CONSUMIDOR, COMO O LIXO TECNOLÓGICO. REPÓRTER GEORGE CARDIM.  

TÉC: O projeto do ex-senador Cícero Lucena modifica a Lei dos Resíduos Sólidos e estabelece uma série de incentivos para a indústria e o comércio com o objetivo de estimular a chamada logística reversa. O sistema prevê o descarte adequado de produtos como pilhas, baterias, pneus, eletro-eletrônicos, medicamentos e embalagens de óleos lubrificantes e agrotóxicos. Ainda obriga os fabricantes a recolher e reciclar, quando possível, o lixo jogado fora pelo consumidor. Entre outros benefícios, a proposta prevê a redução do IPI sobre produtos reciclados ou que exigem gastos para o descarte e na compra de máquinas e acessórios usados em pontos de coleta, no transporte e na reciclagem deste tipo de lixo. Também permite que os comerciantes, importadores e fabricantes deduzam do imposto de renda os gastos com o funcionamento do sistema de logística reversa. Para o senador Flecha Ribeiro, do PSDB do Pará, o governo deve oferecer incentivos para baratear o processo e mudar a forma de tratar o lixo no Brasil. 

(Flexa) A sociedade não está preparada para pagar um custo maior para ter um benefício mais à frente. É preciso que haja um incentivo do Governo para que esta política seja implementada e com o tempo, ela seja absorvida pela sociedade. Então é preciso que haja um esforço do Governo para isso, e me parece que este esforço não está acompanhando. 

(REPÓRTER) A proposta deve ser analisada pelas Comissões de Meio Ambiente e de Assuntos Econômicos.
25/05/2015, 01h28 - ATUALIZADO EM 25/05/2015, 01h28
Duração de áudio: 01:45
Ao vivo
00:0000:00