Senadores repercutem veto sobre empréstimos do BNDES — Rádio Senado

Senadores repercutem veto sobre empréstimos do BNDES

LOC: SENADORES DA OPOSIÇÃO QUEREM DERRUBAR O VETO DA PRESIDENTE DILIMA SOBRE OS EMPRÉSTIMOS DO BNDES, INCLUSIVE PARA OBRAS EM OUTROS PAÍSES. 

LOC: LÍDERES DA BASE GOVERNISTA ALEGAM QUE A FUTURA LEI DAS EMPRESAS ESTATAIS VAI GARANTIR A TRANSPARÊNCIA QUE A OPOSIÇÃO ESTÁ COBRANDO. REPÓRTER FLORIANO FILHO. 

(Repórter) A polêmica é principalmente em relação a empréstimos bilionários que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social fez para obras como hidrelétricas, portos e linhas de metrô em diferentes países. Entre eles, Angola, Cuba, Equador e Venezuela. A oposição no Senado quer transparência nas informações sobre os empréstimos do BNDES. Mas a presidente Dilma Rousseff vetou um artigo da lei que aumentou o capital do banco alegando que as informações já são divulgadas. O artigo, incluído pelo Congresso Nacional, acabava com o sigilo nas transações internacionais do Banco. Para o senador Paulo Bauer, do PSDB de Santa Catarina, o tipo de informação disponível hoje não é suficiente. 

(Paulo Bauer) Nós queremos saber prazos de financiamento, é preciso saber a taxa de juros que se aplicou, é necessário saber a que obra se destina, (...) quais as contrapartidas que favoreçam o Brasil no caso de operações internacionais, (...) que setores foram atendidos.  

(Repórter) O senador Romero Jucá, do PMDB de Roraima, considerou o veto normal e disse que a Comissão do Congresso que será criada para discutir uma nova lei para as empresas estatais dará maior transparência ao sistema de empréstimos do BNDES. 

(Romero Jucá) Nós vamos criar uma série de procedimentos organizados, cadenciados, transparentes, que vão acompanhar não só o BNDES. Vão acompanhar todas as empresas estatais do governo federal. 

(Repórter) Mesmo com a perspectiva de uma nova lei para as empresas estatais, o senador Paulo Bauer afirmou que os partidos de oposição vão tentar derrubar o veto da presidente Dilma.
22/05/2015, 01h43 - ATUALIZADO EM 22/05/2015, 01h43
Duração de áudio: 01:49
Ao vivo
00:0000:00