Governo deve anunciar tamanho do corte no Orçamento nesta sexta — Rádio Senado

Governo deve anunciar tamanho do corte no Orçamento nesta sexta

LOC: A EQUIPE ECONÔMICA DEVE ANUNCIAR NESTA SEXTA-FEIRA O TAMANHO DO CORTE NO ORÇAMENTO GERAL DA UNIÃO DESTE ANO. 

LOC: OS SENADORES RESPONSABILIZAM O GOVERNO PELO CONTINGENCIAMENTO QUE DEVERÁ SER DE OITENTA BILHÕES DE REAIS. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

(Repórter) O governo ainda contava com a aprovação das medidas provisórias 664 e 665, que alteram as regras de concessão de direitos trabalhistas e previdenciários, a exemplo do seguro-desemprego e pensão por morte, para definir o corte no Orçamento Geral da União de 2015. Mas o anúncio do contingenciamento será feito nesta sexta-feira, como determina a Lei, apesar de o Plenário do Senado ter adiado para terça-feira a votação dos dois projetos. Contando com a aprovação do chamado ajuste fiscal, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, declarou nos últimos dias que o corte poderia chegar a R$ 80 bilhões. Sem a certeza dos recursos com a economia desse pacote, os próprios senadores avaliam que a tesourada poderá ser maior. O líder do Democratas, senador Ronaldo Caiado, de Goiás, se disse preocupado ao ressaltar que o corte poderá atingir os investimentos necessários para a retomada do crescimento da economia. 

(Ronaldo Caiado) O Brasil realmente está parado. O que estamos assistindo é que todos os setores estão queixosos, que não têm como girar. Você viu que o ministro dos Transportes disse que está 100% parado, que não há repasses para as obras das rodovias, muito menos para as obras já iniciadas. Você está vendo que o Brasil está com epidemia de dengue. No entanto, você não tem sequer a liberação do dinheiro específico para essa área. 

(Repórter) O senador Valdir Raupp do PMDB de Rondônia minimizou o tamanho dos cortes. 

(Valdir Raupp) Os cortes são normais. Mesmo em anos de fartura, sempre houve cortes. Pelo que me lembre, nunca houve orçamento sem corte. Todos tiveram cortes. Uns mais, outros menos. Uns maiores, outros menores. Então, o corte já era esperado. 

(Repórter) No ano passado, os cortes do Orçamento foram de R$ 44 bilhões.
21/05/2015, 06h57 - ATUALIZADO EM 21/05/2015, 06h57
Duração de áudio: 01:50
Ao vivo
00:0000:00