Bancada feminina exige aprovação de projeto que garante cota para mulheres — Rádio Senado

Bancada feminina exige aprovação de projeto que garante cota para mulheres

LOC: ATO DA BANCADA FEMININA DO CONGRESSO EXIGE APROVAÇÃO DE PROJETO QUE GARANTE COTA PARA AS MULHERES NA POLÍTICA. 

LOC: DEPUTADAS E SENADORAS REIVIDICARAM UMA PARTICIPAÇÃO FEMININA DE NO MÍNIMO 30% NA COMPOSIÇÃO DO PARLAMENTO. REPÓRTER CINTHIA BISPO 

TÉC: (Repórter) Deputadas e senadoras promoveram um ato no Salão Verde da Câmara dos Deputados reivindicando a aprovação de uma PEC que garante, pelo menos, 30% das mulheres nas cadeiras do Congresso, nas Assembleias Legislativas e nas Câmaras de Vereadores. Dos 1059 deputados estaduais eleitos em 2014, apenas 121 eram mulheres, menos de 10%. Já na Câmara dos Deputados, cinco estados não elegeram nenhuma mulher na eleição do ano passado. Esses números colocam o Brasil em último lugar entre os países da América do Sul em termos de presença feminina no Parlamento, segundo relatório da ONU. A Procuradora da Mulher no Senado, Vanessa Grazziotin, do PCdoB do Amazonas, explica que para o país avançar na presença feminina na política é preciso coragem para reverter um sistema eleitoral em que o homem é o principal beneficiário. 

(Vanessa) Nós temos que tirar o Brasil dessa posição vexatória. Só tem um caminho, que é dentro da reforma política, a gente fazer o que outros países já tiveram coragem de fazer, é compreender que política não é reserva de mercado de homem. E é bom que a gente diga, nós não estamos defendendo cota para mulher não. Nós estamos defendendo cota de gênero, então, hoje ela vai servir para as mulheres, quem sabe amanhã não servirá aos homens. 

(Repórter).: A ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, ressaltou a necessidade de mudanças no sistema político que impede que as mulheres consigam espaço na vida pública do país. 

(Eleonora) Não é possível nós continuarmos convivendo com um sistema político que não reflete a magnitude do protagonismo das mulheres na sociedade brasileira. É a primeira vez que nós temos uma mulher reeleita presidente do Brasil. E porque que o percentual de representatividade das mulheres nessa casa ainda é lamentavelmente irrelevante. 

(Repórter).: A proposta que garante reserva de vaga para cada gênero deve ser incluída nas propostas em discussão sobre a reforma política. Se não incluírem a cota para mulheres, a bancada feminina no Congresso prometeu obstruir as tentativas de votação da reforma política. Da Rádio Senado.
21/05/2015, 06h42 - ATUALIZADO EM 21/05/2015, 06h42
Duração de áudio: 02:07
Ao vivo
00:0000:00