Governadores pedem a aprovação de projetos que ajudam os estados — Rádio Senado

Governadores pedem a aprovação de projetos que ajudam os estados

LOC: GOVERNADORES PEDEM A APROVAÇÃO DE PROJETOS QUE VÃO AJUDAR OS ESTADOS. 

LOC: ELES APELAM POR MAIS RECURSOS PARA TODAS AS ÁREAS. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

TÉC: A lista de pedidos dos governadores inclui a criação dos fundos de compensação e de desenvolvimento regional para os estados que perderem com a unificação do ICMS. O projeto, que está pronto para ser votado pelo Plenário do Senado, depende do aval da equipe econômica. Eles também defenderam aumento nos repasses da União para as áreas de saúde, educação e segurança pública. A governadora de Roraima, Suely Campos, ponderou que os estados assumiram responsabilidades do governo federal sem receberem um centavo a mais. 

(Suely) Devemos rever o pacto porque as atribuições estão indo para os municípios e estados. Mas junto com isso, tem que ir o aporte financeiro. 

REPÓRTER: Ao comentar que o ajuste fiscal também atingiu os estados, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, cobrou da União a liberação de financiamentos já acertados para obras de infraestrutura. 

(Alckmin) Está tudo parado na área da Fazenda ou do Planejamento. O governo federal fala em PPPs ou de concessões. Mas as nossas PPPs e concessões que foram licitadas e contratadas não liberam recursos para a contrapartida.

REPÓRTER: Apesar de ter ressaltado os projetos já aprovados pelo Senado, a exemplo do que reduz os juros pagos pelos estados, o governador de Mato Grosso, Pedro Taques, cobrou ação do Congresso Nacional. 

(Taques) Os pontos todos nós já sabemos. O que precisa é vontade política para votar. 

REPÓRTER: Diante das diversas propostas, o governador do Piauí, Wellington Dias, defendeu que uma comissão de governadores elabore com os parlamentares uma pauta de votações. 

(W.Dias) Para que possamos ter na Mesa Diretora e no Colégio de Líderes da Câmara e do Senado uma pauta em que se possa selecionar esses temas que aqui tratamos. O que temos condições de votar daqui até 15 de julho. 

REPÓRTER: Os governadores pediram que o Congresso Nacional não aprove projetos que aumentem despesas sem indicarem a fonte de recursos.
20/05/2015, 04h32 - ATUALIZADO EM 20/05/2015, 04h32
Duração de áudio: 02:03
Ao vivo
00:0000:00