CCT aprova projeto que estimula produção de semicondutores — Rádio Senado

CCT aprova projeto que estimula produção de semicondutores

LOC: A COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA APROVOU NESTA TERÇA-FEIRA PROJETO QUE ESTIMULA A PRODUÇÃO EM LARGA ESCALA DE SEMICONDUTORES NO PAÍS. 

LOC: O PROJETO, QUE VEIO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS, AMPLIA O ALCANCE DOS BENEFÍCIOS DO PROGRAMA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DA INDÚSTRIA DE SEMICONDUTORES – PADIS. REPÓRTER, NARA FERREIRA. 

TÉC: O objetivo do projeto é incluir os mostradores de informações, ou displays, utilizados em telefones celulares, tablets e outros dispositivos eletrônicos e semicondutores entre os beneficiários das isenções da Lei de 2007 que criou o Programa de apoio ao Desenvolvimento da Indústria de Semicondutores, conhecido como Padis. Para a isenção de impostos, o projeto considera a situação em que circuitos integrados eletrônicos e semicondutores podem ser elaborados no País, e as etapas da produção de circuito integrado que podem ser feitas no exterior. O relator, senador Flexa Ribeiro, do PSDB do Pará, ressaltou que o Brasil é um dos principais mercados de smartphones do mundo. Para ele, o alto consumo desses aparelhos de telefone, além de tablets e computadores, representa um grande déficit na balança comercial brasileira, porque o País não possui uma indústria relevante de componentes eletrônicos, como semicondutores, para atender à demanda. Flexa Ribeiro destacou que o estímulo à produção de semicondutores em larga escala é crucial para o Brasil diminuir a dependência e dominar as etapas da produção. Ele pediu que se acelere o exame da proposta no Senado porque o Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Indústria de Semicondutores se encerra neste mês. 

(WALTER) A matéria é de tal importância que o melhor para o Brasil é nós aprovarmos....precisamos realmente aprová-la aqui porque ela ainda vai para a CAE, o programa se encerra no final de maio e temos que acelerar a tramitação. 

(REPÓRTER) O presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, senador Cristóvam Buarque, do PDT do Distrito Federal, disse que vai pedir que o projeto seja incluído na pauta da Comissão de Assuntos Econômicos já na reunião da semana que vem. De lá, poderá ser encaminhado diretamente para sanção.
19/05/2015, 12h56 - ATUALIZADO EM 19/05/2015, 12h56
Duração de áudio: 01:55
Ao vivo
00:0000:00