Senado atendeu 100% das demandas com base na Lei de Acesso à Informação — Rádio Senado

Senado atendeu 100% das demandas com base na Lei de Acesso à Informação

LOC: AGILIDADE NO RETORNO DAS DEMANDAS É UMA DAS PRINCIPAIS FERRAMENTAS QUE TORNA O SENADO EXEMPLO EM EFETIVIDADE NO CUMPRIMENTO DA LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO. 

LOC: CANAIS DE INTERAÇÃO COM O CIDADÃO COMO A OUVIDORIA, PORTAL E-CIDADANIA E O ALÔ SENADO AMPLIAM A TRANSPARÊNCIA DO SENADO. REPÓRTER CINTHIA BISPO 

(Repórter) Em 2014, o Senado recebeu 909 pedidos de informações baseados na Lei de Acesso à informação através do Serviço de Atendimento ao Cidadão. E com todas as demandas sendo respondidas, em um tempo médio de retorno de 15 dias, metade do prazo determinado pela lei. Relatório da Fundação Getulio Vargas divulgado no ano passado, mostrou que dos 138 órgãos públicos do Executivo, Legislativo e Judiciário na esfera estadual, municipal e federal, o Senado atendeu a 100% das demandas com base na Lei de Acesso a Informação. Nos três anos de vigência da lei, a diretora geral do Senado, Ilana Trombka explica que o Senado está trabalhando para oferecer mais transparência e se aproximar mais dos cidadãos. 

(Ilana Trombka) Nós temos cada vez mais aprimorado todos os sistemas de atendimento ao cidadão para que possamos atender 100% das demandas que chegam ao Senado. Estamos conseguindo, e nós queremos aprimorar ainda mais o nosso portal da transparência para que possamos cada vez mais oferecer ao cidadão sem que ele tenha que recorrer ao Senado às informações que ele pretender ter no Senado Federal. 

(Repórter) O Senado investe em canais para que o trabalho seja mais transparente e para que os cidadãos possam manifestar suas opiniões sobre matérias em análise na Casa. Desde 1997, antes mesmo da Lei de Acesso a Informação, o Alô Senado oferece aos cidadãos a oportunidade de falar com a equipe do Senado sobre informações a respeito do funcionamento da Casa. Outros canais que a população pode conhecer e interagir com o Poder Legislativo são o Portal e-Cidadania, o espaço Opine sobre Projetos e a Ouvidoria. Ilana Trombka lembra que um dos atuais exemplos da participação do cidadão foi a sugestão popular que pede a regulamentação do uso recreativo, industrial e medicinal da maconha. 

(Ilana Trombka) Tivemos recentemente no Senado federal audiências públicas tratando sobre a utilização da maconha na sua possibilidade terapêutica. E isso foi determinado por um grupo de instituições através do Opine que se articulou e o Senado acatou essas manifestações e trouxe ao debate esse tema. 

(Repórter) Para obter mais informações sobre o Senado, participar de debates ao vivo, propor ou alterar algum projeto de lei, basta ligar para o 0800-612211 ou acessar o site www.senado.leg.br/ecidadania.
18/05/2015, 07h21 - ATUALIZADO EM 18/05/2015, 07h21
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