Senado recebe exposição sobre povos indígenas do Brasil — Rádio Senado

Senado recebe exposição sobre povos indígenas do Brasil

LOC: SENADO RECEBE EXPOSIÇÃO SOBRE OS POVOS INDÍGENAS DO BRASIL 

LOC: A MOSTRA É UMA INICIATIVA DA EMBAIXADA DA NORUEGA COM O INSTITUTO SOCIOAMBIENTAL, TRAZIDA AO SALÃO BRANCO DO CONGRESSO NACIONAL PELO SENADOR JOÃO CAPIBERIBE, DO PSB DO AMAPÁ. REPÓRTER HEBERT MADEIRA 

TÉC: A exposição “Povos Indígenas no Brasil 1980 a 2013: Retrospectiva em Imagens da Luta dos Povos Indígenas no Brasil” está aberta no Salão Branco do Senado. O senador João Capiberibe, do PSB do Amapá, trouxe a exposição em parceria com a embaixada da Noruega e o Instituto Socioambiental. Em entrevista à Rádio Senado, Capiberibe agradeceu à equipe responsável e ao presidente da casa, senador Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, pela oportunidade. (Capiberibe 0’18”) Essa exposição se inscreve na revelação para a sociedade brasileira da existência de uma civilização fantástica, composta de centenas de etnias, que muito antes da chegada do explorador português, já viviam, com intimidade, nesse espaço que hoje corresponde ao Brasil. 

(Repórter) O senador alegou que os índios são mostrados apenas nos livros escolares do ensino infantil. Dessa forma, caem no esquecimento da sociedade, que muitas vezes consome produtos resultantes da violência contra esses povos. A perda do território se dá pela luta dos produtores rurais por mais terra. De acordo com Capiberibe, a demanda por grãos provoca um avanço da fronteira agrícola de forma criminal. 

(Capiberibe) Destrói não só a floresta, mas esses povos com uma história, uma cultura, uma língua própria. Portanto, foi em função disso, que uma parte desses alimentos estão manchados de sangue dessas comunidades indígenas e das populações tradicionais, dos ambientalistas. 

(Repórter) A exposição foi inaugurada no Museu Nacional de Brasília, e já passou pelas cidades de São Paulo, Manaus e Belém. No Congresso Nacional, a mostra estará aberta até o dia 22 de maio, das 9 horas da manhã às cinco e meia da tarde. A entrada é gratuita.
14/05/2015, 05h32 - ATUALIZADO EM 14/05/2015, 05h32
Duração de áudio: 01:41
Ao vivo
00:0000:00