Aprovada indicação de embaixadores para missões no exterior — Rádio Senado

Aprovada indicação de embaixadores para missões no exterior

LOC: A COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL (APROVOU) NESTA QUINTA-FEIRA DOIS EMBAIXADORES INDICADOS PARA COMANDAR MISSÕES DIPLOMÁTICAS DO BRASIL NO EXTERIOR.

LOC: PAULO CESAR DE OLIVEIRA CAMPOS, INDICADO PARA O CARGO DE EMBAIXADOR DO BRASIL NA FRANÇA E MONACO. E GUILHERME DE AGUIAR PATRIOTA, PARA O CARGO DE REPRESENTANTE PERMANENTE DO BRASIL JUNTO À ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS AMERICANOS – CARGO QUE ESTÁ VAGO DESDE 2011. REPÓRTER NARA FERREIRA: 

TEC: Paulo César de Oliveira Campos, indicado para embaixador em Paris e Mônaco, destacou a parceria histórica e estratégica com a França, quinto maior investidor no Brasil. O comercio bilateral cresceu 65% nos últimos anos. – com superávit francês. Ele considera um desafio para o Brasil aumentar e diversificar as exportações, que hoje se concentra em produtos primários 

(PAULO) Essa parceria estratégica é perceptível pela presença de numerosas empresas francesas no Brasil que respondem por parcela significativa do investimento estrangeiro no nosso país.  

(REP) Os principais programas conjuntos estão na área de defesa, como o Pro-sub, com a Marinha brasileira, para produção de submarinos nucleares. O embaixador Paulo César Campos também ressaltou o apoio francês para que o Brasil ocupe um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU. Já Guilherme de Aguiar Patriota deverá representar o Brasil na Organização dos Estados Americanos, cargo que está vago desde 2011. Ele disse que a OEA deve buscar a revitalização do sistema inter-americano. Indagado sobre os direitos humanos na Venezuela, onde se questiona a falta de liberdade de expressão, ele destacou o papel conciliador da organização.

(GUILHERME) acho que um dos papéis é encontrar o caminho da reconciliação entre países e dentro dos países. A OEA não pode ser um exacerbador da polarização nacional dos estados, acho que deve ser um agente moderador. 

(REP) A senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, lembrou que o Brasil está fora da OEA desde 2011 porque a Comissão de Direitos Humanos da organização pediu a suspensão das obras da usina de Belo Monte. Para ela, a questão está superada.

(ANA AMELIA) Naquele momento não foram os países nossos, mas os próprios movimentos internos do Brasil, da área indígena nossa, que acabaram tendo essa atitude de influenciar um organismo da Organização dos Estados Americanos. 

(REP) As indicações seguem para o plenário do Senado.

LOC: TAMBÉM FOI APROVADO NA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES O TEXTO DA CONVENÇÃO QUE ESTABELECE A ORGANIZAÇÃO EUROPEIA PARA A PESQUISA ASTRONÔMICA NO HEMISFÉRIO AUSTRAL. A ADESÃO BRASILEIRA FOI ASSINADA EM BRASÍLIA, EM DEZEMBRO DE 2010.
14/05/2015, 02h44 - ATUALIZADO EM 14/05/2015, 02h44
Duração de áudio: 01:58
Ao vivo
00:0000:00