CDH aprova sugestão de estudantes para instituir semana dos direitos humanos em escolas — Rádio Senado

CDH aprova sugestão de estudantes para instituir semana dos direitos humanos em escolas

LOC: A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS APROVOU UMA SUGESTÃO DE ESTUDANTES DO PROGRAMA JOVEM SENADOR, QUE CRIA A SEMANA DOS DIREITOS HUMANOS EM TODAS AS ESCOLAS DO PAÍS.  

LOC: A SUGESTÃO APROVADA SERÁ CONVERTIDA EM UM PROJETO DE LEI DA COMISSÃO, QUE SERÁ VOTADO PELOS PARLAMENTARES. OS DETALHES COM A REPÓRTER PAULA GROBA. 

TÉC: A ideia de criar a semana de Direitos Humanos nas escolas do país é uma das três sugestões legislativas aprovadas por jovens estudantes que participaram do programa Jovem Senador, em 2014. De acordo com a proposta, durante a Semana dos Direitos Humanos nas escolas, serão realizadas palestras, gincanas e outras atividades culturais sobre o tema. Segundo um dos autores do projeto, o estudante Carlos Henrique Santos, o objetivo é contribuir para combater o bullying e qualquer discriminação entre os jovens. 

(CARLOS) Tem alunos que nem conhecem esses direitos humanos né? Então essa semana ela visa não só conscientizar, como também visa levar ao aluno o conhecimento dos direitos que ele tem. Tem alunos que sofrem bullying nas escolas e fica por isso mesmo, não reclama com o professor, com a diretora. Só depois de muito tempo, quando esse aluno chega até mesmo no ensino médio, quando ele passa a conhecer mais os seus direitos que ele passa a saber que há muito tempo ele sofria essas discriminações. 

(REPÓRTER) Para a senadora Ângela Portela, do PT de Roraima, a proposta é muito bem-vinda. 

(ANGELA) Que os professores, os alunos, a comunidade escolar e a comunidade externa possam estar envolvidos nas atividades da semana para poder refletir sobre a importância de se criar um ambiente mais humano nas escolas, um ambiente em que se compreenda as diferenças. 

(REPÓRTER) O relatório do senador Telmário Mota, do PDT de Roraima, aprovado pela comissão, estabelece que a Semana de Direitos Humanos seja realizada sempre na semana do dia 5 de outubro, data em que a Constituição Federal foi promulgada. Ainda segundo a proposta, todas as escolas devem participar e utilizar as cores verde e amarela nos eventos que devem abranger tanto a comunidade escolar, quanto a comunidade externa. A sugestão agora passa a tramitar no Senado como um projeto de Lei da comissão de Direitos Humanos.
13/05/2015, 04h43 - ATUALIZADO EM 13/05/2015, 04h43
Duração de áudio: 01:54
Ao vivo
00:0000:00