Senado deve ouvir ministro da Saúde sobre epidemia de dengue no país — Rádio Senado

Senado deve ouvir ministro da Saúde sobre epidemia de dengue no país

LOC: O SENADO DEVE OUVIR O MINISTRO DA SAÚDE SOBRE A EPIDEMIA DE DENGUE NO PAÍS.  

LOC: UM CONVITE COM ESTE OBJETIVO FOI APROVADO NESTA QUARTA-FEIRA PELA COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS. TAMBÉM VÃO PARTICIPAR DA REUNIÃO ESPECIALISTAS E OS PREFEITOS DE SÃO PAULO E DE CRUZEIRO DO SUL, NO ACRE. REPÓRTER GEORGE CARDIM.  

TÉC: O ministro da Saúde, Arthur Chioro, admitiu nesta semana que o país vive uma situação de epidemia de dengue, concentrada em nove estados que têm mais de 300 casos por cem mil habitantes. Desde o início do ano, já foram registrados 745 mil casos da doença, contra 223 mil no mesmo período do ano passado. Mais de 400 mil casos ocorreram no Estado de São Paulo, que registrou 169 das 229 mortes confirmadas no Brasil. No entanto, proporcionalmente a pior situação é do Acre, com mais de mil doentes para cada 100 mil habitantes. O pedido da audiência pública sobre o avanço da dengue no país foi feito pelo senador Marcelo Crivela, do PRB do Rio de Janeiro. Além do ministro da Saúde, Crivela também convidou pesquisadores e especialistas para discutir quais medidas poderiam ser adotadas para prevenir e controlar a doença 

(Crivela) Acho que a gente devia discutir isso com profissionais de todas as áreas para realmente a gente vislumbrar os caminhos para a solução deste grave problema, que já levou a óbito muitas pessoas. É o momento da gente se debruçar sobre isto e discutir. 

(REPÓRTER) Já o senador Sérgio Petecão, do PSD do Acre, ainda sugeriu que os senadores ouvissem os prefeitos da capital paulista, Fernando Haddad, e de Cruzeiro do Sul, no Acre, Vagner Sales, sobre os problemas enfrentados pelos municípios. 

(Petecão) Pra que eles fizessem um relato da situação dos municípios. O que acarreta também estes índices elevados é a falta de estrutura que os municípios têm para combater para poder criar mecanismos para que não possa proliferar esta doença. 

(REPÓRTER) Também deve participar da reunião um representante da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, para explicar o atual estágio de desenvolvimento da vacina contra a dengue. A audiência na Comissão de Assuntos Sociais ainda não tem data definida.
06/05/2015, 01h35 - ATUALIZADO EM 06/05/2015, 01h35
Duração de áudio: 02:14
Ao vivo
00:0000:00