Comissão debate confronto entre policiais e professores do Paraná — Rádio Senado

Comissão debate confronto entre policiais e professores do Paraná

LOC: O AJUSTE FISCAL QUE GEROU OS CONFRONTOS ENTRE POLICIAIS E PROFESSORES NO PARANÁ, COM CORTES NA PREVIDÊNCIA E EM DIREITOS TRABALHISTAS, E AUMENTOS DE IMPOSTOS, TAMBÉM SERÁ FEITO NO RESTO DO PAÍS. 

LOC: A AFIRMAÇÃO FOI DO VICE-LÍDER DO GOVERNO NA CÂMARA. ELE FALOU DURANTE AUDIÊNCIA PÚBLICA NO SENADO PARA DISCUTIR OS EMBATES QUE DEIXARAM DEZENAS DE FERIDOS. MAIS INFORMAÇÕES COM O REPÓRTER FLORIANO FILHO. 

TÉC: Antes do debate foi exibido um vídeo com imagens do confronto do dia 29 de abril, no centro cívico de Curitiba. A assembleia legislativa aprovou cortes na aposentadoria dos professores estaduais. A professora de filosofia na Univ. Estadual de Maringá, Luzia Marta Belini, acusou o governador Beto Richa de montar uma operação de guerra. 

(Luzia) Você vai fazer uma guerra, cerque as pessoas. 

REPÓRTER: O representante do governo paranaense, Edson Lau Filho, lamentou o excesso no uso da força, mas afirmou que a presença de radicais no meio dos manifestantes provocou o confronto. E disse haver motivo para os cortes votados pela Assembleia.  

(Edson) A Paraná previdência enfrenta desde a sua origem um problema muito simples. O valor total que arrecada com as contribuições dos servidores é insuficiente para o pagamento das aposentadorias e pensões sob sua responsabilidade. 

REPÓRTER: O senador Roberto Requião, do PMDB do Paraná, ex-governador do estado culpou o atual governo estadual e disse que as agressões foram absurdas. 

(Requião) A irresponsabilidade é rigorosamente absoluta. Eu acho que nós temos que agir com firmeza neste caso.  

REPÓRTER: O vice-Líder do Governo na Câmara dos Deputados, Deputado Federal Ricardo Barros, do PP do Paraná, também lamentou o episódio. Mas disse que o ajuste fiscal no estado era necessário, assim como o que o governo federal está fazendo. 

(Ricardo) O que teve que ser feito lá, e o Paraná já fez o seu ajuste fiscal, aumentou os impostos, cortou a despesa, ajustou a previdência, vai ser feito aqui. Está sendo feito. 

REPÓRTER: A senadora Gleisi Hoffman, do PT do Paraná, rebateu o deputado, alegando que naquele momento ele não falava em nome do governo.
06/05/2015, 03h33 - ATUALIZADO EM 06/05/2015, 03h33
Duração de áudio: 01:58
Ao vivo
00:0000:00