Universidades privadas vão reduzir ao mínimo matrículas pelo FIES — Rádio Senado

Universidades privadas vão reduzir ao mínimo matrículas pelo FIES

LOC: POR CONTA DA INSEGURANÇA NAS REGRAS DO FIES, O FUNDO DE FINANCIAMENTO ESTUDANTIL, MILHARES DE ALUNOS BRASILEIROS PODERÃO FICAR SEM ACESSO AO ENSINO SUPERIOR. 

LOC: UNIVERSIDADES E FACULDADES PRIVADAS VÃO REDUZIR AO MÍNIMO AS MATRÍCULAS PELO FIES. A DECISÃO FOI ANUNCIADA EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NESTA TERÇA-FEIRA NO SENADO, COMO INFORMA O REPÓRTER FLORIANO FILHO. 

TÉC: Depois dos cortes orçamentários na educação, o Governo federal fez novas mudanças nas regras do Fies e reconheceu falhas no sistema. Agora, quase 300 mil alunos não estão conseguindo regularizar suas matrículas no Fundo de Financiamento Estudantil. Na reunião da Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Inovação do Senado, a representante das escolas privadas, Amábile Pacios, afirmou que as instituições privadas de ensino decidiram reduzir ao máximo a participação das bolsas do Fies. A decisão poderá atingir centenas de milhares de estudantes que pretendem ingressar em uma universidade. 

(Amábile) Essa confusão do Fies desorganizou por completo o nosso caminhar. E nós já estamos anunciando à sociedade que nós vamos sair do Fies. Nós vamos reduzir ao mínimo o número de bolsas dentro das nossas instituições destinadas ao Fies. 

(Repórter) Ricardo Holz, da Associação Brasileira dos Estudantes de Educação a Distância, afirmou que o governo tentou colocar os alunos contra as universidades privadas. Para ele, houve interesses eleitorais no processo. 

(Ricardo) Os alunos foram convidados a vir. 2012, 2013, 2014, que foi um ano eleitoral e entrou nos discursos eleitorais.  

(Repórter) O senador José Medeiros, do PPS de Mato Grosso, acha que o governo deveria ter dito antes o que realmente estava acontecendo. 

(Medeiros) Já que estamos dentro deste impasse, a medida mais correta teria sido chegar e dizer "não tem dinheiro, acabou, ponto". 

(Repórter) Antes da audiência pública, os senadores discutiram um projeto de lei da Câmara sobre componentes eletrônicos e propriedade intelectual de circuitos integrados. O assunto foi adiado para análise.
28/04/2015, 01h44 - ATUALIZADO EM 28/04/2015, 01h44
Duração de áudio: 01:58
Ao vivo
00:0000:00