CMA debate transporte público entre o DF e as cidades do entorno — Rádio Senado

CMA debate transporte público entre o DF e as cidades do entorno

LOC: SENADORES, AUTORIDADES E PASSAGEIROS LAMENTAM A SITUAÇÃO PRECÁRIA DO TRANSPORTE PÚBLICO ENTRE AS CIDADES DO ENTORNO E O DISTRITO FEDERAL . 

LOC: EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NA COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE, FISCALIZAÇÃO E CONTROLE E DEFESA DO CONSUMIDOR, OS CONVIDADOS APRESENTARAM SOLUÇÕES PARA ENFRENTAR O PROBLEMA. ENTRE ELAS, A CRIAÇÃO DE UM CONSÓRCIO REGIONAL PARA O TRANSPORTE COLETIVO E DE FAIXAS EXCLUSIVAS PARA ÔNIBUS. REPÓRTER GEORGE CARDIM.

(Repórter) Diariamente, cerca de 200 mil pessoas se deslocam da região do entorno para trabalhar e estudar no Distrito Federal. A insatisfação com o transporte público é geral. Segundo os passageiros, especialistas e autoridades, o serviço oferecido é precário, com ônibus velhos, poucos itinerários e viagens demoradas. Para tentar enfrentar o problema, a Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle do Senado discutiu o assunto em audiência pública com representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres. O diretor-geral da ANTT, Jorge Luiz Bastos, revelou que o horário de pico nas rodovias que levam à capital é entre quatro e sete horas da manhã e disse que os passageiros chegam a gastar até oito horas por dia no trânsito. Também explicou que as linhas não são atraentes para os empresários, devido à falta de reajustes nas tarifas e ao baixo movimento durante o dia. Jorge Luiz Bastos defendeu medidas para melhorar a viagem e permitir a renovação da frota. Entre elas, a redução de impostos no setor, a criação de corredores exclusivos para ônibus e de um consórcio regional para o transporte coletivo 

(Jorge Luiz Bastos) “A solução que nós estamos tentando enfrentar já há algum tempo é este grande consórcio envolvendo o Distrito federal, o governo do Estado de Goiás e as prefeituras. Se nós tivermos isenções como têm o governo do DF e de Goiás esse transporte melhora muito, muito. É desumano o trabalhador ficar oito horas por dia dentro de um ônibus 

(Repórter) Durante o debate, os convidados afirmaram que as 22 cidades do entorno, 19 goianas e três mineiras, enfrentam vários problemas comuns, causados pela falta de planejamento e pelo crescimento populacional. Entre eles, o desemprego, o fornecimento de água e energia e, principalmente, a insegurança. O senador Ronaldo Caiado, do Democratas de Goiás, que pediu a reunião, lembrou que a maioria da população do entorno depende dos serviços públicos oferecidos na capital. 

(Ronaldo Caiado) Isso tem trazido sérias complicações. E todos esses não só goianos, mas todos os migrantes dos mais diversos estados do Brasil estão tendo esta dificuldade para se deslocar a Brasília. E só para vocês terem ideia chega a um percentual de 70 por cento as pessoas que moram no entorno e trabalham aqui no Distrito Federal” 

(Repórter) Os moradores de cidades do entorno também se manifestaram pelo Portal e-Cidadania e pelo 0800 do Alô Senado para cobrar mais fiscalização e reclamar da falta de qualidade e de pontualidade do transporte público na região.
28/04/2015, 03h53 - ATUALIZADO EM 28/04/2015, 03h53
Duração de áudio: 03:00
Ao vivo
00:0000:00