Bendine explica medidas adotadas para sanar contas da Petrobras — Rádio Senado

Bendine explica medidas adotadas para sanar contas da Petrobras

LOC: OS SENADORES DAS COMISSÕES DE ASSUNTOS ECONÔMICOS E DE INFRAESTRUTURA RECEBERAM O PRESIDENTE DA PETROBRAS, ALDEMIR BENDINE, NESTA TERÇA-FEIRA. 

LOC: BENDINE ESCLARECEU COMO FOI CALCULADO O PREJUÍZO DE 21 BILHÕES DE REAIS NO ANO PASSADO E EXPLICOU AS MEDIDAS QUE SERÃO ADOTADAS PARA SANEAR A EMPRESA. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

TÉC: A Petrobras anunciou no dia 22 que teve um prejuízo de 21 bilhões de reais no ano passado. O presidente Aldemir Bendine explicou que apesar do lucro bruto de 80 bilhões de reais, a empresa teve uma desvalorização de seus ativos estimada em 44 bilhões no mesmo período, por causa da alta do dólar e pela queda do preço do barril de petróleo no mercado internacional. Além disso, o balanço calculou, com base nas investigações da operação Lava-jato, que a Petrobras perdeu 6 bilhões de reais com desvios em contratos. O senador Ricardo Ferraço, do PMDB do Espírito Santo, lamentou os números. 

(FERRAÇO) Decisões inadequadas, que deram como preferência o populismo, a demagogia, a improvisação que historicamente não era rotina numa companhia como a Petrobras. 

(REPÓRTER) Tasso Jereissati, senador do PSDB do Ceará, quis saber se o rombo será de alguma forma coberto pela população.

(JEREISSATI) Na cotação do dólar atual, com a cotação do barril do petróleo entre 50 e 60 dólares e com a taxa de câmbio atual será preciso um novo aumento do diesel e gasolina? 

(REPÓRTER) O presidente da Petrobras, Aldemir Bendine, afirmou que as medidas de ajuste em curso na companhia levam em conta as condições atuais de preço de petróleo e câmbio. 

(BENDINE) Hoje, diante desse cenário até com a questão da estabilização da moeda atual, estamos numa condição não diria privilegiada, mas justa, de colocação de preços e derivados. Então não temos perspectiva pelo menos num curto prazo de uma grande volatibilidade em relação a isso. 

(REPÓRTER) Bendine assumiu a presidência da Petrobras em fevereiro, no lugar de Graça Foster.
28/04/2015, 01h41 - ATUALIZADO EM 28/04/2015, 01h41
Duração de áudio: 01:50
Ao vivo
00:0000:00