PF vai poder investigar crimes contra instituições financeiras — Rádio Senado

PF vai poder investigar crimes contra instituições financeiras

LOC: A POLÍCIA FEDERAL VAI PODER INVESTIGAR CRIMES CONTRA INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS, COMO O ROUBO A BANCOS E O ATAQUE A CAIXAS ELETRÔNICOS. 

LOC: É O QUE DIZ O PROJETO DE LEI QUE DEVE SER VOTADO NESTA SEMANA PELO PLENÁRIO DO SENADO. REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI:  

(Repórter) O projeto de lei apresentado pelo deputado Arnaldo Faria de Sá, do PTB de São Paulo, redefine as competências da Polícia Federal para permitir a investigação de crimes contra o sistema financeiro, como assaltos a bancos e explosões de caixas eletrônicos. A PF vai poder entrar nos casos quando houver indícios do envolvimento de quadrilhas, com atuação em mais de um estado. O senador Romero Jucá, do PMDB de Roraima, elogiou a iniciativa: 

(Romero Jucá) A gente sabe que hoje as quadrilhas são interestaduais, existem ramificações em todos os estados, e é importante que a polícia federal possa colaborar com as policias estaduais para conter não só os assaltos a bancos, mas para conter a violência que vai se institucionalizando. 

(Repórter) Romero Jucá lembrou que a atuação da Polícia Federal se justifica nesses casos porque as quadrilhas que assaltam bancos e atacam caixas eletrônicos geralmente cometem outros crimes, como tráfico de armas e de explosivos: 

(Romero Jucá) A questão de trazer de fora, de trazer como contrabando, a questão de armas, explosivos... então, tudo isso também precisa da investigação da Polícia Federal. Então, sem dúvida nenhuma, é uma questão importante esse fortalecimento do combate ao crime contra o sistema financeiro. 

(Repórter) O projeto de lei foi aprovado pela Câmara dos Deputados no fim do ano passado e será analisado em regime de urgência pelo plenário do Senado.

PLC 13/2015
27/04/2015, 05h25 - ATUALIZADO EM 27/04/2015, 05h25
Duração de áudio: 01:21
Ao vivo
00:0000:00