Caminhões de carga podem ficar isentos do IPI — Rádio Senado

Caminhões de carga podem ficar isentos do IPI

LOC: CAMINHÕES DE CARGA PODEM FICAR ISENTOS DO IMPOSTO SOBRE PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS – O IPI. É O QUE PRETENDE O SENADOR ALVARO DIAS, DO PSDB DO PARANÁ. 

LOC: ELE APRESENTOU PROJETO DE LEI COMO ALTERNATIVA ÀS DEMANDAS DOS CAMINHONEIROS, QUE AMEAÇAM OUTRA PARALISAÇÃO. DETALHES COM A REPÓRTER IARA FARIAS BORGES: 

(Repórter) A proposta visa isentar do Imposto sobre Produtos Industrializados os caminhões de fabricação nacional que transportam cargas. Para receber a isenção, segundo a proposta, o veículo deve ser adquirido por motorista profissional que comprove trabalhar como transportador de cargas. E a isenção só pode ser utilizada uma vez, a menos que o veículo tenha sido adquirido há mais de cinco anos. O autor, senador Alvaro Dias, do PSDB do Paraná, ressaltou que a proposta estende aos caminhoneiros um benefício que os taxistas já recebem ao comprar seu veículo de trabalho. O senador também observou que o Brasil optou pelo modal rodoviário para transportar cargas e a proposta é uma alternativa para amenizar os problemas enfrentados pelos transportadores. 

(Alvaro Dias) “Com os caminhoneiros determinando uma nova paralisação porque o governo não os atende, as dificuldades são conhecidas, a atividade está se tornando inviável e nós temos que buscar alternativas. Esta isenção do IPI para aquisição dos caminhões seria uma alternativa de estímulo. Esta é uma moeda de troca para atender, pelo menos, parcialmente, os pleitos aí dos caminhoneiros”. 

(Repórter) Ainda pela proposta, o IPI vai continuar incidindo sobre acessórios opcionais, que não sejam originais do caminhão adquirido. Caso o veículo seja alienado antes de cinco anos a pessoas que não trabalham com cargas, o tributo deverá ser pago com correção. A proposta está na Comissão de Infraestrutura e, depois de aprovada, ainda será examinada pela Comissão de Assuntos Econômicos, antes de ser enviada à Câmara dos Deputados.

PLS 235/2015
24/04/2015, 06h09 - ATUALIZADO EM 24/04/2015, 06h09
Duração de áudio: 01:46
Ao vivo
00:0000:00