85% dos brasileiros querem investimento em energia renovável — Rádio Senado

85% dos brasileiros querem investimento em energia renovável

LOC: A COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA DISCUTIU NESTA QUARTA-FEIRA PESQUISA SOBRE AS POLÍTICAS ENERGÉTICAS ADOTADAS NO PAÍS.  

LOC: O ESTUDO, REALIZADO PELO DATASENADO EM PARCERIA COM A UNIVERSIDADE NORTE-AMERICANA DE COLUMBIA, REVELOU, ENTRE OUTRAS COISAS, QUE O BRASILEIRO QUER INVESTIMENTOS EM ENERGIAS RENOVÁVEIS. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

TÉC:  A preocupação ambiental e a necessidade de se investir na produção de energia limpa e renovável foram pontos destacados no estudo conduzido pelo DataSenado com mil 166 pessoas em todo o País. O assessor da Secretaria de Transparência do Senado Federal, Thiago Costa, disse que o brasileiro está preocupado com o meio ambiente e com o uso de energias limpas. 

(THIAGO) 85% concordam total ou parcialmente que o estado brasileiro invista mais em energia eólica ou solar. 68% concordam total ou parcialmente que as empresas de energia usem parte do lucro para financiar projetos de avanço tecnológico nesses tipos de energia limpa. 

(REPÓRTER) Ainda segundo Thiago, 77% dos entrevistados apoiam o uso de parte dos impostos para projetos de geração de energia solar ou eólica. O senador Hélio José, do PSD do Distrito Federal, que é formado em engenharia elétrica, acredita que o pensamento da população está em sintonia com o que ele pensa ser o futuro do setor. 

(HÉLIO JOSÉ) Creio que num curto período de tempo a energia gerada via termelétricas a óleo diesel, poluente, cara deva caminhar para a extinção no país. não há mais motivo para continuar com esse tipo de energia, investir na matriz energética de fontes renováveis, energia limpa, ou mesmo nas termelétricas, mas a gás, menos poluentes. 

(REPÓRTER) O Datasenado é um serviço vinculado à Secretaria de Transparência do Senado e tem o objetivo de desenvolver pesquisas para melhorar a comunicação entre a instituição e a sociedade. Esta é a segunda vez que o Datasenado atua com a universidade de Columbia, dos Estados Unidos, que vem fazendo pesquisas no setor de energia em todo o mundo.
22/04/2015, 11h23 - ATUALIZADO EM 22/04/2015, 11h23
Duração de áudio: 01:54
Ao vivo
00:0000:00