PL obriga a presença de ao menos dois tripulantes na cabine do avião — Rádio Senado

PL obriga a presença de ao menos dois tripulantes na cabine do avião

LOC: TORNAR OBRIGATÓRIA A PRESENÇA MINÍMA DE DOIS TRIPULANTES NA CABINE DE PILOTAGEM DE QUALQUER AVIÃO COM PORTA BLINDADA. 

LOC: ESSA PROPOSTA É DEFENDIDA PELO SENADOR CRISTÓVAM BUARQUE, DO PDT DO DISTRITO FEDERAL. REPÓRTER CARLOS PENNA BRESCIANINI. 

TÉC: Após o acidente nos Alpes franceses com o Airbus da German Wings, em que o co-piloto teria jogado o avião contra as montanhas, várias medidas foram propostas para prevenir estes acidentes. No Brasil, a Agência Nacional de Aviação Civil emitiu uma recomendação para que sempre haja dois tripulantes ao mesmo tempo nas cabines. O senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, defende que essa orientação seja transformada em lei:  

(CRISTOVAM): Ao meu ver há necessidade de uma lei. Primeiro, a recomendação que a gente faz hoje pode revogar amanhã. A resolução é feita pela ANAC, a ANAC pode voltar atrás. Então a gente precisa ter um cuidado maior com a segurança das pessoas. 

(REPÓRTER) Segundo as investigações do acidente que vitimou as 156 pessoas que estavam a bordo do avião da GermanWings, o co-piloto teria trancado a porta da cabine no momento em que o piloto foi ao banheiro. Sozinho no comando da aeronave, o co-piloto, que sofria de psicose suicida, jogou o aparelho contra as montanhas matando todos a bordo. Desde os atentados às torres gêmeas em Nova York em 11 de setembro de 2001 todos os aviões devem ter portas blindadas nas cabines. O senador Cristovam ressaltou que o caso de um piloto ter algum surto psicótico no comando é raríssimo. 

(CRISTOVAM) Mas são centenas de milhares deles rodando no mundo. Mesmo com a probabilidade baixíssima, aquilo foi um ato insano de um piloto. 

(REPÓRTER) O PLS 197 está na Comissão de Constituição e Justiça aguardando a designação de relator.
13/04/2015, 05h33 - ATUALIZADO EM 13/04/2015, 05h33
Duração de áudio: 01:43
Ao vivo
00:0000:00