Instalação da comissão que vai analisar MP do Futebol é adiada — Rádio Senado

Instalação da comissão que vai analisar MP do Futebol é adiada

LOC: A INSTALAÇÃO DA COMISSÃO MISTA DA EMEPÊ DO FUTEBOL, MARCADA PARA ESTA QUINTA-FEIRA, FOI ADIADA PARA O DIA 15 A PEDIDO DOS LÍDERES PARTIDÁRIOS. 

LOC: A PROPOSTA, QUE RENEGOCIA AS DÍVIDAS DOS CLUBES ESTIMADAS EM QUATRO BILHÕES DE REAIS, RECEBEU 181 EMENDAS. A REPORTAGEM É DE ROBERTO FRAGOSO. 

(Repórter) A medida provisória 671 cria o Profut, o Programa de Modernização da Gestão e de Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro. O programa renegocia as dívidas de clubes de futebol com a União, que somam cerca de quatro bilhões de reais, em até 20 anos, com descontos que podem chegar a 70% das multas. O ministro do Esporte, George Hilton, explicou em visita ao Senado que o governo vai exigir uma contrapartida. 

(George Hilton) Nós queremos dar não só uma demonstração de que a gente entende o momento difícil dos clubes, mas nós queremos que haja um novo momento também de gestão, de uma administração com transparência, de governança. Nós entendemos que o futebol é um grande patrimônio brasileiro e nós queremos preservar isso. 

(Repórter) Para manter o benefício, os clubes terão que pagar em dia os impostos, salários e obrigações previdenciárias, além de investir nas categorias de base e no futebol feminino. O clube que descumprir as regras pode ser rebaixado de divisão. O senador Alvaro Dias, do PSDB do Paraná, quer que o controle das contrapartidas seja rígido, ou a medida será um presente para os times inadimplentes. 

(Alvaro Dias) O que me parece é que a princípio ela traz um estímulo negativo que é do não cumprimento dos deveres. Não pagou a conta, um dia alguém aparece e socorre. Ou seja, é um estímulo a inadimplência. 

(Repórter) A proposta recebeu 181 emendas de deputados e senadores. Parte delas inclui mais contrapartidas aos clubes que aderirem ao refinanciamento, como a venda de 10% dos ingressos a preços populares ou a obrigação de promover um jogo beneficente por ano e doar a renda líquida para as Santas Casas de Misericórdia e hospitais filantrópicos. A proposta recebeu ainda várias sugestões que não dizem respeito ao futebol, como incentivos para tablets e smartphones; correção da tabela do imposto de renda e de valores para isenção na venda de imóveis e para dedução de gastos com saúde; classificação de aeroportos públicos e privados; e distribuição de energia elétrica.
09/04/2015, 02h42 - ATUALIZADO EM 09/04/2015, 02h42
Duração de áudio: 02:02
Ao vivo
00:0000:00