Projeto propõe sistema de bilhetagem eletrônica nos transportes públicos — Rádio Senado

Projeto propõe sistema de bilhetagem eletrônica nos transportes públicos

LOC: REGULAMENTAR A COBRANÇA DE PASSAGENS PELOS MOTORISTAS NOS ÔNIBUS URBANOS. É O QUE DETERMINA UM PROJETO EM ANÁLISE NA COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS. 

LOC: O AUTOR DA PROPOSTA SENADOR ACIR GURGACZ, DO PDT RONDÔNIA, ACREDITA QUE A MEDIDA PODE BARATEAR AS TARIFAS. 

TÉC: O projeto altera a Consolidação das Leis do Trabalho, CLT, para disciplinar as cobranças de passagens do transporte urbano pelos motoristas. De acordo com o texto, a cobrança só será realizada pelo profissional em sistemas de transporte público que contem com a bilhetagem eletrônica. Para o autor da proposta, senador Acir Gurgacz, do PDT de Rondônia, a medida vai contribuir para redução nos preços das passagens. 

(ACIR) “Se nós conseguimos fazer como acontece nos metrôs onde não há em cada porta de entrada alguém cuidando nós vamos com isso baixar os preços das passagens e otimizar ainda mais o sistema. O grande objetivo desse projeto é exatamente esse: baratear os preços das passagens que o trabalhador paga lá na hora de comprar o bilhete de passagem urbana em todas as cidades brasileiras”. 

(REPÓRTER) O projeto também determina a criação de um programa nacional de requalificação destinado aos profissionais que atuam como cobradores. Acir Gurgacz disse que nenhum trabalhador vai ficar desempregado, já que todos podem ser aproveitados em outros setores do sistema de transporte. 

(ACIR) “Cada vez mais nós precisamos melhorar a qualidade e com isso vamos aumentar a utilização por parte da população, e com certeza essas pessoas que trabalham como cobrador vão ter outras atividades e continuaram trabalhando. É a modernidade que chega e nós temos que nos adaptar para o bem da população. Temos que pensar sempre na melhoria da qualidade na prestação do serviço”. 

(REPÓRTER) O projeto aguarda a definição de relator na Comissão de Assuntos Sociais.

06/04/2015, 05h50 - ATUALIZADO EM 06/04/2015, 05h50
Duração de áudio: 01:44
Ao vivo
00:0000:00