Lindbergh defende sistema que desmilitariza polícia — Rádio Senado

Lindbergh defende sistema que desmilitariza polícia

LOC: O SENADOR LINDBERGH FARIAS VOLTOU A DEFENDER A APROVAÇÃO DA PROPOSTA QUE REFORMULA O SISTEMA DE SEGURANÇA PÚBLICA DO PAÍS. 

LOC: AUTOR DA PROPOSTA DE EMENDA CONSTITUCIONAL, O SENADOR DO PT DO RIO DE JANEIRO LEMBROU A MORTE DO MENINO EDUARDO DE JESUS, DE 10 ANOS, NA SEMANA PASSADA. DETALHES COM A REPÓRTER PAULA GROBA. 

(Repórter) Na opinião do senador Lindbergh Farias, tragédias como a ocorrida na última quinta-feira poderiam ser evitadas caso o modelo de polícia adotado no Brasil fosse reformulado. Após um tiroteio envolvendo também policiais, uma bala atingiu Eduardo de Jesus Ferreira, de 10 anos, no complexo do Alemão. O senador do PT do Rio de Janeiro afirmou que as chamadas UPPs, unidades de polícia pacificadora, já não funcionam mais tão bem no país. 

(Lindbergh Farias) Nós estamos mergulhando num profundo retrocesso e não aproveitamos aquela energia que era uma energia que juntava o povo do rio de janeiro, dizendo que dessa vez vai dar certo , para fazer uma reforma mais profunda na polícia do rio de janeiro. E hoje, infelizmente a gente enfrenta um problema muito difícil nas comunidades oriundas não só do complexo do alemão mas nas grandes comunidades ocupadas como Rocinha, como várias outras. 

(Repórter) Lindbergh Farias classificou as mortes que vêm ocorrendo como um verdadeiro genocídio da juventude, que precisa ser combatido. Ele defende a aprovação de uma Proposta de Emenda à Constituição, de autoria dele, que reformula o sistema de Segurança Pública no Brasil. Entre os principais pontos, a Proposta de Emenda à Constituição 51 de 2013 define uma carreira única para policiais, a partir da fusão das polícias militar e civil; a desvinculação das Forças Armadas, com treinamento policial de caráter civil e não mais militar; e a autonomia dos estados para estruturar seus órgãos de segurança pública. De acordo com Lindbergh, em 2013, duas mil, duzentas e doze pessoas foram mortas pela polícia no Brasil. A proposta aguarda análise em Plenário onde será apreciada junto com outras três PECs que tratam do mesmo tema.
06/04/2015, 06h57 - ATUALIZADO EM 06/04/2015, 06h57
Duração de áudio: 01:44
Ao vivo
00:0000:00