Novo ministro da Educação vai apresentar expectativas para o setor — Rádio Senado

Novo ministro da Educação vai apresentar expectativas para o setor

LOC: A COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DO SENADO VAI CONVIDAR O NOVO MINISTRO RENATO JANINE PARA APRESENTAR AS EXPECTATIVAS PARA O SETOR. 

LOC: OS SENADORES ACREDITAM QUE O MAIOR DESAFIO DO NOVO MINISTRO, QUE TOMA POSSE NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA, SERÁ CUMPRIR AS METAS DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, MESMO COM O AJUSTE FISCAL. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. 

(Repórter) Renato Janine Ribeiro assume o Ministério da Educação depois de uma crise política entre o ex-ministro Cid Gomes e deputados federais, que resultou na demissão do ministro, e em um cenário de ajuste fiscal. Na opinião da senadora Fátima Bezerra, vice-presidente da Comissão de Educação, a indicação de Janine foi um acerto da presidente Dilma Rousseff, pois ele é reconhecido por ter habilidades de diálogo e de gestão, necessárias ao momento atual. A senadora do PT do Rio Grande do Norte acredita que o maior desafio do novo ministro será cumprir as metas do Plano Nacional de Educação em tempos de corte de gastos. 

(Fátima Bezerra) O grande desafio do novo ministro é como tirar do papel as generosas e desafiadoras metas do novo Plano Nacional de Educação. Tendo como foco nesse momento a questão da educação infantil – esse programa Pró-infância precisa ser ampliado. Assim como a questão do debate do ensino médio, a reformulação do currículo, é outra agenda urgente. E a agenda de valorização do magistério brasileiro. 

(Repórter) A senadora destacou que Janine tem ideias consideradas avançadas para o setor, como um currículo menos rígido na educação, com cursos abertos. Ele defende ainda o protagonismo dos programas sociais vinculados à educação. Ângela Portela, do PT de Roraima, espera que apesar do momento de redução de gastos no governo, o novo ministro consiga avançar nos programas prioritários. 

(Angela Portela) Por sua experiência, por seus conhecimentos, por sua vivência na gestão pública, no governo federal, na Capes, no Ministério da Educação ele vai conseguir administrar essas limitações financeiras, orçamentárias, e vai conseguir impulsionar o Pronatec. Num momento em que o governo federal propõe mudanças no Fies, no Prouni, é importante ter uma pessoa equilibrada conhecedora como Renato Janine. 

(Repórter) A senadora Fátima Bezerra anunciou que o ministro da Cultura, Juca Ferreira, que também vem à Comissão de Educação apresentar as metas de sua área, sugeriu que a audiência fosse marcada para o dia 28 de abril. 
31/03/2015, 01h56 - ATUALIZADO EM 31/03/2015, 01h56
Duração de áudio: 02:03
Ao vivo
00:0000:00