Senadores defendem regra de aumento do salário mínimo — Rádio Senado

Senadores defendem regra de aumento do salário mínimo

LOC: APESAR DE O BAIXO CRESCIMENTO DA ECONOMIA IMPACTAR NO REAJUSTE DO SALÁRIO MÍNIMO, SENADORES DEFENDEM A REGRA DE AUMENTO QUE CONSIDERA O PIB.  

LOC: OS PARLAMENTARES ARGUMENTAM QUE OS TRABALHADORES TERÃO PELO MENOS A CORREÇÃO PELA INFLAÇÃO. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

TÉC: Os senadores não deverão modificar a medida provisória que trata do reajuste do salário mínimo. Segundo a proposta, a correção do piso entre 2016 e 2019 será a soma da inflação com a média do crescimento econômico dos dois últimos anos. Por esses cálculos, e com base no desempenho da economia no ano passado que foi de 0,1%, os trabalhadores não deverão contar com reajuste maior do que a inflação. Apesar de defender a reposição das perdas com a alta dos preços, o senador Paulo Paim do PT do Rio Grande do Sul, descartou mudanças nas atuais regras. Ele afirmou que as projeções do Produto Interno Bruto para o ano que vem são melhores. Paulo Paim reiterou, no entanto, que a política de reajuste garante que o trabalhador receba algum aumento. 

(Paim) Vai ser de acordo com a inflação. Ele não vai ter prejuízo nenhum. Vai ter a correção plena. O PIB não cresceu, o Brasil não cresceu. Todos tiveram em tese prejuízo. Ele também terá porque não terá aumento real naquele ano. Faz parte da regra do jogo. Quem está na chuva é para se molhar. 

REPÓRTER: O senador José Medeiros do PPS de Mato Grosso também descartou mudanças nas atuais regras de reajuste do salário mínimo. Mas defendeu que o governo adote medidas que garantam a retomada do crescimento da economia. 

(Medeiros) O problema é que o governo está dizendo o seguinte: apertem os cintos que a coisa está feia. Mas ele não aperta o dele. Isso cria um desajuste muito grande porque você tem que arrecadar cada vez mais e aumentando gastos. No momento em que o governo apertar o cinto e começar a passar confiança para o mercado e para a população, o País vai voltar a crescer. 

REPÓRTER: O reajuste do salário mínimo deste ano foi de 8,8%. A correção de 2016 poderá chegar a esse patamar caso a previsão de inflação se mantenha acima dos 8%. Mas a equipe econômica vai atuar para reduzir a taxa para o intervalo entre 4,5 e 6,5%.
30/03/2015, 05h54 - ATUALIZADO EM 30/03/2015, 05h54
Duração de áudio: 01:57
Ao vivo
00:0000:00