Proposta garante porte de armas a todos agentes de trânsito — Rádio Senado

Proposta garante porte de armas a todos agentes de trânsito

LOC: POSSIBILITAR O PORTE DE ARMAS A TODOS OS AGENTES DE TRÂNSITO. ESTA PROPOSTA FOI APRESENTADA PELO SENADOR JOSÉ MEDEIROS, DO PPS DE MATO GROSSO. 

LOC: ELE ACREDITA QUE O VÁCUO DEIXADO PELO ESVAZIAMENTO DOS BATALHÕES DE TRÂNSITO DAS PMS DEVA SER OCUPADO PELOS AGENTES DOS DETRANS. REPÓRTER CARLOS PENNA BRESCIANINI. 

TÉC: O senador José Medeiros, do PPS de Mato Grosso, defende que os agentes de trânsito dos Detrans possam ter porte de arma. Segundo ele, a atividade dos agentes os expõem a riscos. O senador afirma que esse quadro se deve a uma modificação implantada pelo novo Código Brasileiro de Trânsito: 

(MEDEIROS) Depois da promulgação do Código de Trânsito Brasileiro, os policiais militares praticamente saíram do trânsito. Eles passaram essa função, ela passou a ser exercida através dos agentes de trânsito municipais, através dos agentes de trânsito estaduais. Essas fiscalizações passaram a ser feitas por estas pessoas com ônus bastante grande pra estas categorias. A fiscalização ostensiva passou a ter a necessidade que a PM a acompanhasse. 

(REPÓRTER) O senador José Medeiros explicou que o projeto visa colocar em discussão a questão do controle do trânsito e da função de polícia. Ele explica que existe um excesso de autoridades estaduais e municipais que poderiam ser unificadas e preparadas para agir como polícia e agente de trânsito: 

(MEDEIROS) Agora criou-se várias categorias: criou-se os agentes de trânsito, criou-se a guarda municipal e mais a figura também da figura do agente de trânsito do Detran. E aí, nem faz trânsito, nem faz segurança. Ou então, a outra saída seria o seguinte: acaba com estes agentes de trânsito então, acaba com isso e vamos deixar só com a polícia militar. Agora o que não dá é o seguinte, os agentes ficam lá, não têm poder de nada. Não tem nem como se defender. Tem de ter babá para cuidar. 

(REPÓRTER) O PLS 159 de 2015 está na Comissão de Constituição e Justiça, aguardando designação de relator e com prazo aberto para apresentação de emendas até 6 de abril.
30/03/2015, 08h22 - ATUALIZADO EM 30/03/2015, 08h22
Duração de áudio: 01:37
Ao vivo
00:0000:00