CPI do HSBC vai se reunir com procurador-geral nesta terça-feira — Rádio Senado

CPI do HSBC vai se reunir com procurador-geral nesta terça-feira

LOC: A CPI DO SENADO CRIADA PARA INVESTIGAR SUPOSTAS IRREGULARIDADES EM CONTAS DE BRASILEIROS NA FILIAL DO BANCO HSBC NA SUIÇA SE REÚNE NESTA TERÇA-FEIRA COM O PROCURADOR-GERAL DA REPÚBLICA, RODRIGO JANOT. 

LOC: JÁ NA QUARTA, OS SENADORES DEVEM OUVIR A RECEITA FEDERAL E O COAF. OS DETALHES COM A REPÓRTER PAULA GROBA: 

TÉC: Membros da CPI querem definir com o Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, o compartilhamento de informações e o acesso do Brasil à lista com os 8 mil e 667 nomes de brasileiros que possuíam contas no banco HSBC na Suíça entre os anos de 2006 e 2007. Os dados estão com autoridades francesas. Ainda esta semana, os senadores vão ouvir o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, e o presidente do Conselho de Controle das Atividades Financeiras, Coaf, Antônio Gustavo Rodrigues. De acordo com o vice-presidente da comissão, senador Randolfe Rodrigues, do PSOL do Amapá, esses depoimentos são fundamentais para saber se o governo já deu algum andamento nas investigações sobre essas contas no exterior. Calcula-se que somente entre os anos de 2006 e 2007 foram depositados 21 bilhões de reais nas contas. Em audiência pública na CPI, o jornalista do UOL Fernando Rodrigues afirmou que dos 140 nomes já divulgados pelo site, apenas quatro pessoas comprovaram que o dinheiro depositado foi declarado à Receita Federal brasileira. Ele disse ainda que na lista estão nomes já conhecidos em escândalos de corrupção, como doleiros, donos de empreiteiras e empresários. Na opinião de Randolfe Rodrigues, as investigações da CPI podem contribuir com outras investigações já em andamento no País. 

(RANDOLFE) Essa comissão trata da soma de todos os escândalos. O que a conta do HSBC na Suíça esta revelando que todos os escândalos brasileiros, inclusive alguns processos ainda inconclusos podem ser investigados e esclarecidos com essa CPI, com essa investigação. 

(Repórter) Uma audiência com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, também deve ser marcada para os próximos dias. Os senadores já aprovaram um requerimento convidando o ministro para falar sobre as providências já tomadas pelo governo brasileiro. A CPI tem até 180 dias para apresentar um relatório com conclusões sobre o caso.
30/03/2015, 10h44 - ATUALIZADO EM 30/03/2015, 10h44
Duração de áudio: 01:56
Ao vivo
00:0000:00