CRE aprova nome de Luiz Figueiredo para embaixador nos EUA — Rádio Senado

CRE aprova nome de Luiz Figueiredo para embaixador nos EUA

LOC: AUMENTAR AS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS PARA OS ESTADOS UNIDOS, AMPLIAR A COOPERAÇÃO NA ÁREA EDUCACIONAL E AMBIENTAL, INTENSIFICAR O INTERCÂMBIO EM TECNOLOGIA E BUSCAR NOVOS INVESTIMENTOS. 

LOC: ESTES SÃO OS OBJETIVOS CITADOS PELO EX-CHANCELER LUIZ ALBERTO FIGUEIREDO, CASO VENHA A ASSUMIR O COMANDO DA EMBAIXADA BRASILEIRA EM WASHINGTON. A INDICAÇÃO FOI APROVADA NA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E SEGUE PARA O PLENÁRIO. REPÓRTER NARA FERREIRA: 

(Repórter) O embaixador Luiz Alberto Figueiredo lembrou que os Estados Unidos são eixo fundamental da diplomacia brasileira, desde que foram o primeiro país a reconhecer a independência do Brasil. Hoje, o Brasil é o nono parceiro comercial dos Estados Unidos – que, por outro lado, estão atrás somente da China como maior mercado para as exportações brasileiras. Mas os americanos são os maiores compradores de produtos industrializados brasileiros, e também a maior fonte de investimentos externos no Brasil, que chegaram a 136 bilhões de dólares em 2014. Luiz Alberto Figueiredo destacou que desde 2009 o Brasil passou a ter déficit na balança de comércio bilateral. Sua meta é aumentar as exportações para os norte-americanos.

(Luiz Alberto Figueiredo) Como crescimento americano e um quadro cambial favorável me leva a crer que temos amplas oportunidades de uma expansão significativa de nossas vendas para os Estados Unidos e trabalharei fortemente para que isso ocorra. 

(Repórter) Jorge Viana, do PT do Acre, pediu que o embaixador trabalhe também para facilitar a concessão de vistos dos dois lados 

(Jorge Viana) se fala muito mas não se avança em facilitar a ida de brasileiros mas a vinda de americanos para cá. Gostaria que vossa senhoria pudesse trabalhar com essa prioridade. é burocrático, é penoso a retirada de visto e acho com que o Brasil perca divisas, do ponto de vista até do turismo e negócios.

(Repórter) Antônio Anastasia, do PSDB mineiro, defendeu dar prioridade ao relacionamento com Washington, considerando os interesses econômicos do Brasil 

(Antônio Anastasia) A relação com a china é de commodities enquanto com os estados são com bens e mercadorias de valor agregado, aqueles que nos interessam, inclusive com transferência de tecnologia. Essa posição em relação aos estados unidos me parece fundamental, inclusive para o desenvolvimento do Brasil e na crise econômica que ora vivemos. 

(Repórter) Luiz Alberto Figueiredo informou que estão sendo finalizados os detalhes para a visita da presidente Dilma a Washington - que foi cancelada em 2013, após denúncias de espionagem pelo governo americano. Da Rádio Senado, Nara Ferreira.  

LOC: A COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES TAMBÉM APROVOU A INDICAÇÃO DO DIPLOMATA FRANCISCO CARLOS SOARES LUZ, PARA O CARGO DE EMBAIXADOR NA JORDÂNIA. 

LOC: AO SER SABATINADO, ELE DESTACOU A ESTRATÉGICA POSIÇÃO DA JORDÂNIA COMO UM “OASIS DE ESTABILIDADE” NUMA ÁREA DE CONFLITO. E DISSE QUE SUA META SERÁ AMPLIAR A PAUTA DE EXPORTAÇÕES DE PRODUTOS BRASILEIROS PARA AQUELE PAÍS DO ORIENTE MÉDIO.
26/03/2015, 02h37 - ATUALIZADO EM 26/03/2015, 02h37
Duração de áudio: 02:12
Ao vivo
00:0000:00