Comissão deve discutir propostas para enfrentar crise de energia e água — Rádio Senado

Comissão deve discutir propostas para enfrentar crise de energia e água

LOC: DISCUTIR E APRESENTAR PROPOSTAS PARA ENFRENTAR A CRISE DE ENERGIA E DE ÁGUA.  

LOC: ESTAS SERÃO AS PRINCIPAIS METAS QUE A COMISSÃO MISTA DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS DEVERÁ DEBATER EM 2015. O COLEGIADO TEVE SUA PRIMEIRA REUNIÃO DO ANO NESTA QUARTA-FEIRA. REPÓRTER CARLOS PENNA BRESCIANINI. 

(Repórter): Senadores e deputados da Comissão Mista de Mudanças Climáticas do Congresso Nacional elegeram o senador Fernando Bezerra Coelho, do PSB de Pernambuco, para a presidência e o deputado Sarney Filho, do PV do Maranhão, para a vice do colegiado. O deputado e ex-senador Sérgio Souza, do PMDB do Paraná, foi escolhido relator da Comissão. Os parlamentares também definiram que a questão das crises hídrica e energética devem ser os principais pontos de atuação ao longo de 2015, como explica o senador Fernando Bezerra. 

(BEZERRA): A questão hídrica, o país que tem as três maiores bacias hidrográficas do mundo, é um pais que está convivendo com uma grave crise hídrica, não só no nordeste brasileiro, onde as secas são recorrentes e habituais, mas também a dificuldade de oferta de água nas principais regiões metropolitanas do Brasil. Na realidade, a questão da água, a questão do alimento, a questão do alimento, elas dialogam entre si. 

(Repórter): Sobre a questão energética, o deputado Sarney Filho lamentou que o Brasil ainda não tenha uma política de incentivo à microgeração de energia, o que poderia aliviar a dependência da geração tradicional. Ele destacou a necessidade dessa questão ser rapidamente resolvida: 

(SARNEY FILHO ):Eu acho fundamental apoiar a microgeração de energia, regulamentar isso, dar tranquilidade para o consumidor, para o proprietário particular que transformar sua casa numa geradora de energia, eu acho que tem de clarificar essa legislação e incentivar. 

(Repórter): Na próxima reunião a Comissão de Mudanças Climáticas deverá começar a montar seu calendário de trabalho, incluindo audiências públicas e visitas externas. 
25/03/2015, 06h26 - ATUALIZADO EM 25/03/2015, 06h26
Duração de áudio: 01:43
Ao vivo
00:0000:00