Senado aprova PEC que acaba com coligações nas eleições proporcionais — Rádio Senado

Senado aprova PEC que acaba com coligações nas eleições proporcionais

LOC: O SENADO APROVOU A PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO QUE ACABA COM AS COLIGAÇÕES NAS ELEIÇÕES PROPORCIONAIS.

LOC: A PROPOSTA FOI APROVADA EM SEGUNDO TURNO E AGORA SEGUE PARA O EXAME DA CÂMARA DOS DEPUTADOS. A REPORTAGEM É DE IARA FARIAS BORGES:

TÉC: A Proposta de Emenda à Constituição é de autoria do ex-senador José Sarney e proíbe a coligação nas eleições para vereadores e deputados estaduais, distritais e federais. Conforme a PEC, as coligações partidárias só serão admitidas nas eleições majoritárias: as que elegem senadores, prefeitos, governadores e presidente da República. O senador Randolfe Rodrigues, do PSOL do Amapá, ressaltou que a proposta é importante para fortalecer os partidos políticos.

(RANDOLFE) Nós estaremos tirando do processo eleitoral os oportunismo eleitorais. O partido político que tem proposta e quer se fortalecer, a cada eleição montará sua chapa de candidatos”. 

(REPÓRTER) Já o senador Aécio Neves, do PSDB de Minas Gerais, defende a articulação com a Câmara para que a matéria seja aprovada com rapidez pelos deputados.

(AÉCIO) O fim das coligações proporcionais, por si só, já é uma mini-reforma política, pelo seu alcance. Portanto, um tema como esse, especificamente, já justificaria um entendimento com o presidente da Câmara dos Deputados ou com as lideranças dos principais partidos. Mas, se não for votado como está sendo votado aqui, todo esse esforço será inócuo”.

(REPÓRTER) A proposta segue para o exame da Câmara dos Deputados.
24/03/2015, 07h37 - ATUALIZADO EM 24/03/2015, 07h37
Duração de áudio: 01:26
Ao vivo
00:0000:00