Jorge Viana busca acordo para o texto do novo marco da biodiversidade — Rádio Senado

Jorge Viana busca acordo para o texto do novo marco da biodiversidade

LOC: RELATOR NA CMA, SENADOR JORGE VIANA, DO PT DO ACRE, BUSCA ACORDO COM DEMAIS RELATORES DO TEXTO QUE DEFINE O NOVO MARCO DA BIODIVERSIDADE. 

LOC: RELATÓRIO DEVE SER VOTADO SIMULTANEAMENTE EM TRÊS COMISSÕES NESTA QUINTA-FEIRA. DEPOIS SEGUIRÁ PARA O PLENÁRIO. REPÓRTER CINTHIA BISPO 

(Repórter) Em reunião na Comissão de Meio Ambiente, o senador Jorge Viana, do PT do Acre, apresentou relatório da Lei da Biodiversidade e acatou 62 das 129 emendas apresentadas ao texto. Jorge Viana acredita que é necessária a aprovação do projeto para que o país possa desenvolver a sua biodiversidade. 

(Jorge Viana) O Brasil tem 20% da biodiversidade do planeta, tanto animal e vegetal. O nosso acesso a essa biodiversidade é nenhum, praticamente. Toda produção agropecuária brasileira, a base mais forte dela é em espécies exóticas. Nós temos muita força na soja, na cana, no café, e nenhuma dessas espécies são nativas do nosso país. 

(Repórter) O presidente da CMA, Otto Alencar do PSD da Bahia, concedeu vista coletiva por 24 horas para votação do projeto. Os relatores da matéria Jorge Viana, na Comissão de Meio Ambiente, Telmário Mota, do PDT de Roraima, na Comissão de Ciência e Tecnologia e Douglas Cintra, do PTB de Pernambuco, na Comissão de Assuntos Econômicos estão trabalhando em conjunto para fazer um relatório comum para ser submetido à votação nas comissões e no Plenário. Jorge Viana ressalta que os relatores trabalharão para que o texto seja um consenso entre todos.  

(Jorge Viana) E a ideia é trabalhar com os demais relatores tentando fechar pontos comuns, o senador Douglas Cintra já concordou fazer um relatório de acordo com o meu. Vou procurar o senador Telmário, vamos nos reunir. E que nós podemos levar já para semana para o Plenário um projeto que traga os pontos consensuados aqui no Senado, nas Comissões. 

(Repórter) Depois de votado nas comissões o texto segue para o Plenário do Senado. Se não for votado até o dia 10 de abril o projeto passa a trancar a pauta do Senado.
24/03/2015, 07h07 - ATUALIZADO EM 24/03/2015, 07h07
Duração de áudio: 01:49
Ao vivo
00:0000:00