Senadores pedem que Dilma vete aumento do fundo partidário — Rádio Senado

Senadores pedem que Dilma vete aumento do fundo partidário

LOC: SENADORES PEDEM À PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF QUE VETE O AUMENTO DO FUNDO PARTIDÁRIO. 

LOC: O CONGRESSO APROVOU UM AUMENTO DE MAIS DE QUINHENTOS E SETENTA MILHÕES DE REAIS PARA O FUNDO QUE PASSOU A CONTAR COM 867 MILHÕES DE REAIS EM 2015. A REPORTAGEM É DE IARA FARIAS BORGES: 

TÉC: O pedido de veto foi protocolado no Palácio do Planalto por nove senadores. Eles querem que a presidente Dilma Rousseff vete a emenda ao Orçamento Geral da União que aumentou o valor destinado ao fundo partidário. Em 2014 esse valor era 289 milhões de reais. Com a emenda aprovada com o Orçamento no dia 17 de março pelo Congresso Nacional, o repasse para o fundo partidário passará para 867 milhões de reais – um aumento de quase 200 por cento. No ofício, entregue ao ministro de Relações Institucionais, Pepe Vargas, os senadores se dizem indignados com essa decisão do Congresso num momento de restrições fiscais e de insatisfação da população com os políticos. Na avaliação da senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, apesar de legal, esse não é o momento de destinar mais recursos aos partidos. 

(ANA AMÉLIA) Não é hora de nós passarmos a mão no dinheiro público para engrossar o caixa dos partidos políticos, por maior que seja a legalidade desta operação. O que se está discutindo é a inoportunidade de aplicar e aprovar esta emenda na hora em que o país enfrenta uma das mais agudas crises.

(REPÓRTER) Além da senadora Ana Amélia, assinaram o ofício os senadores do PDT Cristovam Buarque e Reguffe, ambos do Distrito Federal, Telmário Mota, de Roraima; e Lasier Martins, do Rio Grande do Sul. E também os senadores João Capiberibe, do PSB do Amapá; José Medeiros, do PPS do Mato Grosso; Waldemir Moka, do PMDB do Mato Grosso do Sul; e Randolfe Rodrigues, do PSOL do Amapá. Segundo o senador Cristovam Buarque, outros senadores querem apoiar a iniciativa.
23/03/2015, 06h37 - ATUALIZADO EM 23/03/2015, 06h37
Duração de áudio: 01:50
Ao vivo
00:0000:00