Renan elogia sanção do novo CPC e anuncia publicação do texto em formato de livro — Rádio Senado

Renan elogia sanção do novo CPC e anuncia publicação do texto em formato de livro

LOC: RENAN CALHEIROS ELOGIA SANÇÃO DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL E ANUNCIA NO PLENÁRIO A PUBLICAÇÃO DO TEXTO EM FORMATO DE LIVRO PELO SENADO. 

LOC: O NOVO CPC ESTÁ DISPONÍVEL NA LIVRARIA DO SENADO. MAIS DETALHES COM O REPÓRTER JEFFERSON DALMORO. 

TÉC: O presidente do Senado Federal, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, elogiou a sanção do novo Código de Processo Civil e informou ao Plenário que o novo texto já está disponível em formato de livro editado pela gráfica do Senado. O novo CPC, que trata da tramitação das ações judiciais, tem o objetivo de simplificar, modernizar e dar mais agilidade às ações no Poder Judiciário. Segundo Renan, o texto traz ganhos para os cidadãos e inova em pontos como a padronização dos prazos recursais e na diminuição no número de recursos. Outra novidade no Código de Processo Civil é o incentivo à mediação como forma de evitar demandas judiciais e desafogar os tribunais. O objetivo é levar a um maior número de soluções de casos por meio de conciliação. Renan Calheiros destacou a participação do Senado na formulação do novo CPC lembrando que o trabalho começou com uma comissão especial formada pelo ex-presidente do Senado, José Sarney, e presidida pelo hoje ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux. Renan Calheiros ressaltou a agilidade do Senado para publicar o novo CPC. 

(Renan) O Senado Federal sai mais uma vez na frente. Apenas cinco horas após a sanção, a gráfica do Senado Federal já imprimiu em formato de livro disponibilizando aos interessados na livraria do Senado. Essa agilidade foi possível graças ao processo de digitalização da gráfica do Senado. 

(REPÓRTER) O senador Jorge Viana, do PT do Acre, primeiro vice-presidente do Senado, também elogiou a sanção e a publicação do novo Código de Processo Civil. O senador acriano lembrou que o novo CPC veio para modernizar e agilizar a Justiça brasileira. Jorge Viana destacou a importância da publicação pelo Senado. 

(Jorge) Fazer chegar nas mãos daqueles que trabalham essa matéria e que aguardavam há muito tempo que o Congresso deliberasse sobre essa matéria e houvesse a sanção presidencial. 

(REPÓRTER) O novo Código de Processo Civil foi aprovado pelo Congresso Nacional em dezembro depois de cinco anos de discussão no Senado e na Câmara dos Deputados. O texto do novo CPC está disponível para aquisição no site: www.senado.leg.br/livraria.
18/03/2015, 08h20 - ATUALIZADO EM 18/03/2015, 08h20
Duração de áudio: 02:22
Ao vivo
00:0000:00