José Maranhão é eleito presidente da CCJ — Rádio Senado

José Maranhão é eleito presidente da CCJ

LOC: AO ELEGER O NOVO PRESIDENTE, A COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA TAMBÉM DEFINIU AS PRIORIDADES DE VOTAÇÕES.  

LOC: ENTRE ELAS, ESTÃO A REFORMA POLÍTICA E O PACOTE ANTICORRUPÇÃO. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

(Repórter) Por aclamação, o senador José Maranhão, do PMDB da Paraíba, foi eleito o novo presidente da Comissão de Constituição e Justiça, que discute mais de mil projetos por ano. Em meio às crises econômica e política, ele defendeu que o colegiado se dedique à discussão de reformas. 

(José Maranhão) A reforma fundamental deste País é a Reforma Política. Isso é indiscutível. Outra reforma que o Brasil deverá enfrentar é uma reforma que permita municípios e estados terem maior participação. A partição dos recursos da receita nacional é injusta e discrimina estados e municípios. 

(Repórter) O senador José Serra, do PSDB de São Paulo, avalia que a Comissão deve priorizar a Reforma Política. 

(José Serra) Vou enfatizar muito as questões da reforma eleitoral, inclusive, com a implantação do voto distrital já nas próximas eleições municipais nas cidades de até 200 mil eleitores. Essa é uma proposta que ao meu ver atende muito aos interesses da democracia no combate aos custos elevados de campanha. 

(Repórter) O senador Antonio Carlos Valadares, do PSB de Sergipe, também é favorável à votação da Reforma Política. 

(Antonio Carlos Valadares) Como estamos vivendo um momento de muitas emoções no campo político, a CCJ pode apresentar remédios para resolver essas emoções, a exemplo de novas propostas visando a melhoria do sistema político-partidário no Brasil que viabilizem uma nova textura democrática para o País. 

(Repórter) O líder do governo, senador José Pimentel, do PT do Ceará, considera que o pacote anticorrupção lançado pela presidente Dilma Rousseff deve ser prioritário. 

(José Pimentel) A questão do combate à corrupção. Já avançamos alguns itens após a grande mobilização de junho de 2013, a exemplo da Lei do Corruptor. E a Operação Lava-Jato é quase toda ela fundamentada na Lei do Corruptor. E agora está vindo uma série de propostas por parte do Executivo e há outras em tramitação na Câmara e no Senado que nós deveremos priorizar. 

(Repórter) O senador Garibaldi Alves, do PMDB do Rio Grande do Norte, acredita que as propostas serão votadas rapidamente pela Comissão. 

(Garibaldi Alves) Acredito que os parlamentares que compõem a Comissão, dada a urgência e o clamor que existe nas ruas, eles não vão protelar muito as decisões. 

(Repórter) O PT deverá indicar nos próximos dias o nome para a vice-presidência da Comissão de Constituição e Justiça.
18/03/2015, 06h35 - ATUALIZADO EM 18/03/2015, 06h35
Duração de áudio: 02:03
Ao vivo
00:0000:00