Dólar alto pode ser oportunidade para aumentar turismo estrangeiro, diz Lages — Rádio Senado

Dólar alto pode ser oportunidade para aumentar turismo estrangeiro, diz Lages

LOC: O DÓLAR ALTO PREJUDICA ALGUNS SETORES DA ECONOMIA, MAS PODE SER UMA BOA OPORTUNIDADE PARA AUMENTAR O TURISMO ESTRANGEIRO E DE BRASILEIROS NO PAÍS. 

LOC: A AVALIAÇÃO É DO NOVO MINISTRO DO TURISMO, QUE APRESENTOU PELA MANHÃ AS ESTRATÉGIAS PARA O SETOR NA COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E TURISMO DO SENADO. MAIS INFORMAÇÕES COM O REPÓRTER FLORIANO FILHO. 

TÉC: Durante a audiência pública, o ministro do Turismo, Vinícius Lages, explicou as políticas que pretende implementar para o setor. Um dos fatores que já está influenciando claramente o desempenho da área é o dólar. Em 2014 a balança comercial do turismo fechou com quase US$ 19 bilhões de déficit. O valor é a diferença entre os cerca de 6 bilhões de dólares que o turista internacional deixa no país e os 25 bilhões de dólares que vão para fora. Boa parte do dinheiro gasto no exterior são compras de mercadorias e serviços. Este quadro agora poderá ser revertido com a queda do real 

(min. Vinícius) Com o câmbio acima de 3, facilita nós podermos fazer um trabalho, reforça esta intenção de demonstrar que o Brasil pode ser um destino internacional com maior volume de turistas. 

(Repórter) O ministro reconheceu, porém que alguns segmentos econômicos vão sair perdendo. 

(min. Vinícius) O setor aéreo, por exemplo, tem uma dívida de leasing de aviões que está dolarizada. O querosene está dolarizado. Portanto não é tão óbvio para alguns setores que nós tenhamos uma redução de custo. 

(Repórter) Vinícius Lages também se mostrou otimista com o futuro próximo do setor, desde que seja feito o dever de casa. 

(min. Vinícius) Temos um mercado interno que está se mostrando crescente, temos a oportunidade dos Jogos Olímpicos, desafios enormes portanto na qualificação, na melhoria da infraestrutura. 

(Repórter) Na segunda parte da reunião, o senador João Alberto Souza foi eleito vice-presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo. 
18/03/2015, 01h11 - ATUALIZADO EM 18/03/2015, 01h11
Duração de áudio: 01:40
Ao vivo
00:0000:00