Base e oposição prometem agilidade na análise do pacote anticorrupção — Rádio Senado

Base e oposição prometem agilidade na análise do pacote anticorrupção

LOC: CONGRESSO NACIONAL RECEBE PROPOSTAS DE COMBATE À CORRUPÇÃO E BASE GOVERNISTA E OPOSIÇÃO PROMETEM AGILIDADE NA ANÁLISE DAS MEDIDAS.  

LOC: ENTRE AS MEDIDAS ESTÃO A TIPIFICAÇÃO DO CAIXA DOIS DE CAMPANHA E A VENDA DE BENS OBTIDOS COM CORRUPÇÃO. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

TÉC: A presidente Dilma Rousseff encaminhou ao Congresso Nacional três projetos de lei, o pedido de urgência para a aprovação de outros dois, uma Proposta de Emenda à Constituição e um decreto. Pelo pacote, a criminalização do caixa 2 de campanha, dinheiro não declarado recebido pelos partidos, resultará em pena de 3 a 10 anos. Já a ocultação desses recursos, a chamada lavagem eleitoral, prevê de 3 a 10 anos de cadeia. Esses doadores poderão ser multados em até 10 vezes o valor repassado. Outra iniciativa determina o confisco dos bens obtidos de maneira ilícita e a sua venda e depósito em juízo. Os funcionários públicos que não comprovarem a evolução patrimonial responderão por enriquecimento ilícito, assim como políticos. Outro projeto exige a ficha limpa de indicados políticos para ocupar cargos públicos, como diretores de estatais, a exemplo da Petrobras. Já o decreto vai regulamentar a Lei Anticorrupção para punir as empresas que participarem de esquema de corrupção. O líder do PT, senador Humberto Costa, de Pernambuco, acredita que o Congresso Nacional vai melhorar as propostas. 

(H.Costa) Acho que são avanços e como há espaço aberto para se avançar ainda mais, acreditamos que vamos conseguir. A presidente deixou claro que receberá muitas sugestões e acho que de fato abre-se um bom diálogo. 

REPÓRTER: O presidente do Democratas, senador José Agripino Maia, do Rio Grande do Norte, afirmou que a oposição que aprovar os projetos de combate à corrupção. 

(Agripino) São medidas antigas e velhas que só diante do recrudescimento das denúncias de corrupção que atingem toda a estrutura do governo é que chegam ao Congresso. O Congresso terá mais uma vez toda a boa vontade em votar qualquer coisa que diga respeito à combate efetivo à corrupção  

REPÓRTER: O Congresso deverá receber uma proposta, ainda em discussão, para agilizar o julgamento de acusados de corrupção.
18/03/2015, 02h13 - ATUALIZADO EM 18/03/2015, 02h13
Duração de áudio: 01:57
Ao vivo
00:0000:00