Senado vai analisar projeto que anistia caminhoneiros de multas recebidas — Rádio Senado

Senado vai analisar projeto que anistia caminhoneiros de multas recebidas

LOC: PROJETO DE LEI QUE ANISTIA OS CAMINHONEIROS DAS MULTAS RECEBIDAS DURANTE AS MANIFESTAÇÕES DE FEVEREIRO FOI APROVADO NA CÂMARA DOS DEPUTADOS E CHEGA AO SENADO.  

LOC: A PROPOSTA É DE AUTORIA DO DEPUTADO BRUNO ARAÚJO E FAZ PARTE DAS NEGOCIAÇÕES ENTRE O GOVERNO E OS REPRESENTANTES DA CATEGORIA. A REPORTAGEM É DE IARA FARIAS BORGES: 

(Repórter) O projeto de lei vai perdoar os caminhoneiros grevistas das multas recebidas durante as manifestações feitas no final de fevereiro. Pela proposta, serão anistiados veículos classificados como caminhão, reboque ou semirreboque, cavalo trator, trator de rodas, trator de esteiras e trator misto. No entendimento do senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, os caminhoneiros estavam fazendo um movimento justo e não podem ser penalizados. O senador gaúcho ainda informou que a anistia é um dos pontos consensuais da pauta de negociações entre líderes dos caminhoneiros e o governo. As multas já estão sendo anistiadas, mas o projeto de lei vem reforçar a medida. 

(Paulo Paim) “Estavam sendo multados, porque estava um caminhão parado na beira da estrada, e alegando que estavam congestionando o tráfego. Bom, era uma paralisação e não poderia ser diferente. O Governo já está tomando as providências; que essas multas não sejam cobradas. Sempre é bom ter um projeto de lei que vá no mesmo sentido: visa ao deixar nenhum tipo de aresta que venha trazer prejuízos para os caminhoneiros”.  

(Repórter) Apenas as infrações por estacionamento na pista, nos acostamentos e nos cruzamentos ou por impedir a movimentação de outros veículos e pelo bloqueio da via serão anistiadas. Ainda de acordo com a proposta, a medida valerá em todo o Brasil para as multas recebidas no período das manifestações.
11/03/2015, 07h44 - ATUALIZADO EM 11/03/2015, 07h44
Duração de áudio: 01:28
Ao vivo
00:0000:00