Senadores comentam lista de investigados divulgada pelo STF — Rádio Senado

Senadores comentam lista de investigados divulgada pelo STF

LOC: SENADORES COMENTARAM EM PLENÁRIO A LISTA COM NOMES INVESTIGADOS PELO PROCURADOR-GERAL DA REPÚBLICA, RODRIGO JANOT, NA OPERAÇÃO LAVA JATO DA POLÍCIA FEDERAL. 

LOC: A LISTA CONTÉM 47 NOMES DE POLÍTICOS COM SUPOSTO ENVOLVIMENTO EM IRREGULARIDADES NA PETROBRAS. A REPORTAGEM É DE IARA FARIAS BORGES: 

(Repórter) A relação de nomes com pedido de investigação na Operação Lava Jato, que apura desvio de recursos entre estatais e empreiteiras, foi entregue pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, na condição de segredo de Justiça. Mas o ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki derrubou essa condição e os nomes dos políticos investigados por Rodrigo Janot, foram divulgados. O senador Fernando Collor, do PTB de Alagoas, criticou a forma como a lista foi divulgada, sem dar oportunidade de prévio conhecimento aos citados nem o direito de defesa. 

(Fernando Collor) “Isso chega a ser agressão. Sonegar, de forma absoluta, as informações das pessoas citadas, definitivamente, não se coaduna com o Estado de direito. Só nos resta lamentar a postura parcial e irretratável, frente a todo o processo, de um grupelho instalado no Ministério Público e que, oportunamente, passou a influenciar e a ditar a atuação do procurador-geral da República”. 

(Repórter) O senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco, disse estar surpreso e indignado e que se sente injustiçado pela citação de seu nome entre os que serão investigados. 

(Humberto Costa) “Em três décadas de vida pública, não há qualquer ato que eu tenha praticado do qual possa me envergonhar ou que envergonhe todos aqueles que me elegeram para diversos cargos ao longo da minha vida política. Não me considero melhor nem pior do que ninguém, mas sempre pautei minha conduta pela lisura, pela correção, pelo respeito à coisa pública”. 

(Repórter) E a senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, pediu celeridade à Justiça na investigação dos políticos citados como envolvidos em irregularidades na Petrobras. 

(Ana Amélia) “A pressa, nesse caso, será em nome da Justiça, da correção. Agora, o tempo do julgamento, na área política, é crucial. Esta dignidade que nós preservamos é o bem maior. E, por isso, quando há injustiça, é muito mais grave e dolorida, quando você sabe que está sendo injustiçado. a minha régua moral é a mesma para o adversário e para o meu correligionário”. 

(Repórter) O Ministério Público determinou a abertura de 28 inquéritos e arquivou seis pedidos de investigações por falta de provas.
09/03/2015, 08h54 - ATUALIZADO EM 09/03/2015, 08h54
Duração de áudio: 02:32
Ao vivo
00:0000:00