Raupp propõe indenização para famílias de garimpeiros mortos por índios — Rádio Senado

Raupp propõe indenização para famílias de garimpeiros mortos por índios

LOC: VALDIR RAUPP QUER INDENIZAÇÃO PARA FAMÍLIAS DE GARIMPEIROS MORTOS POR INDÍOS EM 2004.  

LOC: O SENADOR JÁ HAVIA APRESENTADO UM PROJETO SEMELHANTE EM 2004, MAS FOI ARQUIVADO NO FINAL DA LEGISLATURA PASSADA. O ATUAL PROJETO ESTÁ EM ANÁLISE NA CCJ. REPÓRTER CINTHIA BISPO 

TÉC: Em abril de 2004, vinte e nove garimpeiros foram assassinados por índios da etnia Cinta Larga, dentro da reserva Roosevelt, em Rondônia. O motivo do crime foi a disputa de jazidas de diamantes existentes na reserva, cuja extração é ilegal. Quase onze anos após o caso, os culpados não foram condenados e as famílias das vítimas, não foram indenizadas. Para reparar os danos às famílias dos trabalhadores assassinados, um projeto do senador Valdir Raupp, do PMDB de Rondônia, concede indenização no valor de cem salários mínimos aos dependentes legais. Para Raupp a indenização é uma justiça às famílias dos garimpeiros, tal como foi para os soldados da borracha, que ganharam o direito a indenização de 25 mil reais após aprovação de uma PEC no Congresso, em 2014. 

(Raupp) Foi uma chacina porque não se dar nem o direito a defesa, deve ser reparado, essas famílias estão sofrendo. Além de sofrer a perda do pai de família, eram todos homens, certamente estão sofrendo problemas financeiros porque não tem mais o chefe da família para subsidiar, abastecer a família. Acho que uma indenização seria muito justo, assim como saiu a indenização para os soldados da borracha. 

(Repórter) Na época do ocorrido, os índios alegaram que apenas defenderam o território indígena e as suas famílias. De acordo com Valdir Raupp a suposta inocência dos acusados não deve interferir na aprovação do projeto. 

(Raupp) Eu sou muito defensor dos índios, fui governador do estado, firmei inúmeros convênios com a nação indígenas, inclusive, com essa também. Tenho uma boa amizade com os caciques desta etnia. Mas nesse aspecto não depende dos índios, depende do Congresso Nacional e do governo em indenizar essas pessoas. 

(Repórter) O senador apresentou projeto semelhante em 2004, mas foi arquivado com o fim da última legislatura. A atual proposta está em análise na Comissão de Constituição e Justiça. Da Rádio Senado, Cinthia Bispo. PLS 57/2015
05/03/2015, 06h23 - ATUALIZADO EM 05/03/2015, 06h23
Duração de áudio: 01:57
Ao vivo
00:0000:00