Diploma Bertha Lutz vai ser estendido aos homens — Rádio Senado

Diploma Bertha Lutz vai ser estendido aos homens

LOC: O DIPLOMA BERTHA LUTZ, CONCEDIDO ANUALMENTE PELO SENADO PARA MULHERES QUE SE DESTACARAM NA LUTA PELA IGUALDADE DE GÊNERO, VAI SER ESTENDIDO AOS HOMENS. 

LOC: O PROJETO DE RESOLUÇÃO FOI APROVADO PELO PLENÁRIO NESTA QUINTA-FEIRA. REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI: 

TÉC: O Diploma Bertha Lutz é entregue pelo Senado desde 2001 a cinco mulheres que contribuíram para a defesa dos direitos femininos e para a igualdade de gênero. A autora do projeto de resolução, senadora Vanessa Grazziotin, do PCdoB do Amazonas, considera importante reconhecer que as mulheres não estiveram sozinhas nessa luta, por isso ela defendeu a inclusão dos homens entre os agraciados pelo diploma: 

(VANESSA) Hoje, pela resolução, somente mulheres podem receber o diploma mulher cidadão bertha Lutz. E nós estamos propondo uma modificação para que as pessoas recebam. Ou seja, muitos homens também lutam em defesa da igualdade de direitos entre homens e mulheres. 

(REPÓRTER) A senadora Lúcia Vânia, do PSDB de Goiás, elogiou a mudança na resolução para que os homens também possam ser homenageados com o diploma Bertha Lutz: 

(LUCIA VÂNIA) Ela sem dúvida nenhuma vem modernizar toda essa luta da mulher. Eu acredito que a medida que nós chamamos o homem para participar da nossa luta nós temos uma parceria importante para avançarmos. 

(REPÓRTER) A homenagem aos homens será restrita para evitar situações de exclusão das mulheres na premiação pela luta de seus próprios direitos. Assim, das cinco vagas, pelos menos quatro deverão ser destinadas a mulheres. A próxima entrega do Prêmio Bertha Lutz, será no dia 11 de março, às 11 da manhã, em sessão especial do Senado em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.
05/03/2015, 01h39 - ATUALIZADO EM 05/03/2015, 01h39
Duração de áudio: 01:23
Ao vivo
00:0000:00