CDH deve retomar debate sobre legalização do uso da maconha — Rádio Senado

CDH deve retomar debate sobre legalização do uso da maconha

LOC: A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E LEGISLAÇÃO PARTICIPATIVA DO SENADO DEVERÁ RETOMAR A DISCUSSÃO SOBRE LEGALIZAÇÃO DO USO DA MACONHA - DEPOIS DE UMA SÉRIE DE AUDIÊNCIAS PÚBLICAS NO ANO PASSADO. 

LOC: O TEMA VOLTA ÀS MANCHETES NESTA QUINTA-FEIRA COM A NOTÍCIA DE QUE MORADORES E VISITANTES DE WASHINGTON, A CAPITAL DOS ESTADOS UNIDOS, JÁ PODEM CONSUMIR PEQUENAS QUANTIDADES DE MACONHA. APESAR DA LEGALIZAÇÃO, A DESCRIMINALIZAÇÃO DO USO RECREATIVO DA CANNABIS CONTINUA POLÊMICA. REPÓRTER NARA FERREIRA: 

TÉC: A capital, Washington, se une a três Estados norte-americanos onde é permitido o uso de maconha para fins recreativos: Alasca, Colorado e o Estado de Washington. A posse de até 56 gramas é autorizada, desde que a cannabis seja consumida em caráter privado e por maiores de 21 anos de idade. Também passa a ser permitido o plantio de pequenas quantidades em casa. Mas o comércio e o fumo em público continuam proibidos. As mudanças foram aprovadas por referendo em novembro, por mais de 70 por cento dos eleitores da capital. No Congresso norte-americano alguns parlamentares contestam a legalização. No Brasil, em janeiro, a Anvisa liberou o uso do canabidiol - substância encontrada na maconha - para uso medicinal. E no Senado, a Comissão de Direitos Humanos deve retomar a discussão do relatório sobre regularização dos usos industrial, medicinal e recreativo da maconha. O documento é resultado de uma série de debates promovida no ano passado. A comissão ouviu mais de 380 convidados entre representantes da sociedade civil, cientistas, policiais e juristas sobre as possibilidades de liberação do uso da droga. O relator da matéria, senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, acredita que o texto vai ser discutido assim que reiniciados os trabalhos na Comissão nesta nova legislatura. 

(CRISTOVAM) O meu relatório está pra ser votado pela Comissão de Direitos Humanos, quando voltarem os trabalhos. Mas independente dele ser votado ou não, eu acredito que ele já tá dando um efeito. 

(REPÓRTER) Segundo acordo de lideranças, o senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, deverá presidir a Comissão de Direitos Humanos no biênio 2015/16. Mas as indicações para as presidências das comissões ainda vão ser finalizadas.
26/02/2015, 01h11 - ATUALIZADO EM 26/02/2015, 01h11
Duração de áudio: 01:54
Ao vivo
00:0000:00