Comissão temporária deve ser formada para acompanhar situação do Acre — Rádio Senado

Comissão temporária deve ser formada para acompanhar situação do Acre

LOC: A SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA DECRETADA NO ACRE NÃO DEVE MELHORAR TÃO CEDO. O PRINCIPAL RIO DO ESTADO CONTINUA A SUBIR E PELO MENOS 708 PESSOAS ESTÃO EM UM ABRIGO MONTADO NO PARQUE DE EXPOSIÇÕES. 

LOC: UMA COMISSÃO TEMPORÁRIA DEVE SER FORMADA NO SENADO PARA VISITAR O ESTADO. PARLAMENTARES DO ACRE ESTÃO PREOCUPADOS COM A SITUAÇÃO, COMO INFORMA O REPÓRTER FLORIANO FILHO. 

TÉC: Os municípios mais atingidos pela cheia do rio Acre são Assis Brasil, Xapuri e Brasileia, que vive a maior enchente na história da Cidade. Os senadores acreanos, junto com deputados do estado, conversaram sobre a situação de emergência com o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi. Segundo o senador Sérgio Petecão, do PSD, a situação tende a se agravar. 

(Petecão) O rio continua subindo. De domingo, quando estive lá, para cá, o rio subiu mais de um metro. A nossa grande preocupação é quando as águas chegarem à nossa capital. 

(REPÓRTER) O senador Jorge Viana, do Partido dos Trabalhadores, sugeriu a criação de uma comissão temporária externa para visitar o Acre. O objetivo é verificar os estragos provocados pela cheia do Rio Acre e dar apoio às autoridades dos municípios atingidos. Ele destacou os estragos causados em Brasileia. 

(Viana) Brasileia é hoje uma cidade tomada pelas águas do rio Acre. A igreja, as escolas, os postos de saúde, todas as unidades comerciais, nada funciona em Brasileia.  

(REPÓRTER) O senador Gladson Cameli explicou que não é a primeira vez que o estado enfrenta esse tipo de situação. 

(Cameli) Brasileia já por dois anos fica de baixo d’água. A cidade está totalmente alagada. Estava incomunicável, sem energia, sem telefone. E realmente nós temos que fazer uma ação conjunta com a presença do governo federal lá. 

(REPÓRTER) O senador Petecão informou que o ministro da Integração Nacional vai ao Acre na sexta-feira para ver de perto os estragos causados pelas enchentes.
25/02/2015, 01h38 - ATUALIZADO EM 25/02/2015, 01h38
Duração de áudio: 01:43
Ao vivo
00:0000:00