Senado lança livro sobre reforma política — Rádio Senado

Senado lança livro sobre reforma política

LOC: O SENADO LANÇA LIVRO SOBRE REFORMA POLÍTICA 

LOC: O LIVRO “RESGATE DA REFORMA POLÍTICA: DIVERSIDADE E PLURALISMO NO LEGISLATIVO” É UMA COLETÂNEA DE QUINZE ARTIGOS DE CONSULTORES LEGISLATIVOS E ADVOGADOS DO SENADO. REPÓRTER CINTHIA BISPO 

(Repórter) Parlamentares de vários partidos defendem a reforma política, mas não há consenso sobre como ela deva ser feita. Essas divergências são temas abordados no livro Resgate da Reforma Política: diversidade e pluralismo no Legislativo. O livro que foi lançado na Biblioteca do Senado, quer ajudar a esclarecer a sociedade sobre temas como financiamento de campanhas e sistema proporcional de voto. O volume traz uma coletânea de artigos escritos por consultores legislativos e advogados do Senado. A ideia para o livro, como explica Rafael Silveira e Silva, consultor legislativo e um dos organizadores da obra, surgiu no descontentamento demonstrado pela população nas manifestações de junho de 2013. 

(Rafael Silveira e Silva) Foram manifestações que colocaram em cheque bastante o nosso sistema representativo. Questionando partido políticos, a forma como a política estava sendo administrada. E nós podemos perceber que boa parte dos nossos colegas autores manifestaram o pensamento de que qualquer debate sobre a reforma política deveria ser comandada pelo legislativo. 

(Repórter) As discussões sobre o financiamento das campanhas políticas, desafios da democracia representativa e a participação da mulher na política são alguns dos temas abordados. 

(Rafael Silveira e Silva) É um conjunto de temas tão complexo e interligado que é difícil você chegar a consensos e também não é fácil você prevê totalmente as consequências de tal ou qual escolha. É um tema muito difícil para ser tratado, ainda mais em termos da capacidade de formar maiorias em torno de certas propostas dentro do parlamento. Por essa complexidade é que as reformas nunca saíram do papel. 

(Repórter) O livro está disponível para venda na Livraria do Senado, pelo endereço www.senado.leg.br/livraria. O texto também vai ser lançado em formato eletrônico, que será disponibilizado gratuitamente.
24/02/2015, 06h47 - ATUALIZADO EM 24/02/2015, 06h47
Duração de áudio: 02:07
Ao vivo
00:0000:00