Paulo Paim comemora início do pagamento aos aposentados do Aerus — Rádio Senado

Paulo Paim comemora início do pagamento aos aposentados do Aerus

LOC: PAULO PAIM COMEMOROU, EM ENTREVISTA AO PROGRAMA CONEXÃO SENADO, O INÍCIO DO PAGAMENTO AOS APOSENTADOS DA AERUS. 

LOC: O SENADOR LEMBROU QUE ESSA FOI UMA LUTA DE 14 ANOS, E QUE TROUXE MUITOS PREJUÍZOS PARA OS EX-TRABALHADORES DA AVIAÇÃO. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. 

TÉC: O Aerus, fundo de pensão das empresas Varig, Transbrasil e Cruzeiro, sofreu intervenção em 2006 e foi extinto depois de verificado que não tinha recursos para garantir o pagamento dos seus segurados. Com isso, quase 10 mil pessoas ficaram sem a complementação de aposentadorias, pensões e auxílios, e os pagamentos estavam limitados a 8% do valor a que teriam direito com base nas contribuições pagas ao fundo. O senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, destacou que um comandante de avião que ganhava 10 mil reais vinha recebendo menos que um salário mínimo. Ele lembrou ainda a batalha para compensar os aposentados por essas perdas, que envolveu negociações com o governo, ações judiciais e votação de leis no Congresso. No ano passado, a Justiça determinou o pagamento, e o Congresso Nacional aprovou, em dezembro, um crédito de 248 milhões de reais para o Ministério da Previdência repassar para a categoria. Em fevereiro, a primeira parcela foi depositada na conta dos beneficiários. 

(Paulo Paim) Foi uma luta, digamos de Davi contra Golias, e que acabou dando certo. Hoje nós já temos garantido que os companheiros do Aerus já estão recebendo o correspondente aquilo que teriam de direito. Porque houve um acordo com o executivo. Nós atuamos diretamente, foram 14 anos de luta. Junto ao Supremo também, enfim, e que acabou dando certo, e que mediante isso o governo já depositou a primeira parcela. 

(Repórter) O senador lamentou, no entanto, que mil aposentados tenham morrido sem ver a solução para esse problema, e garantiu que vai cobrar a liberação das outras parcelas, até que os segurados do Aerus recebam tudo a que têm direito.
24/02/2015, 03h23 - ATUALIZADO EM 24/02/2015, 03h23
Duração de áudio: 01:39
Ao vivo
00:0000:00