Primeira sessão temática de 2015 será sobre a Reforma Política — Rádio Senado

Primeira sessão temática de 2015 será sobre a Reforma Política

LOC: O SENADO VAI PROMOVER NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA A PRIMEIRA SESSÃO TEMÁTICA DO ANO. O ASSUNTO SERÁ A REFORMA POLÍTICA. 

LOC: JÁ NA QUARTA-FEIRA, OS SENADORES PODEM VOTAR A MEDIDA PROVISÓRIA QUE TRATA DA ENTRADA EM VIGOR DO MARCO LEGAL DAS ONG’S. CONFIRA A AGENDA DO PLENÁRIO COM O REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI: 

(Repórter) A primeira sessão temática de 2015 está marcada para às dez horas da manhã de terça-feira e vai tratar da reforma política. O assunto é uma das promessas de campanha da presidente Dilma Rousseff e considerado prioridade por líderes de diferentes partidos. E já estão prontos para a votação no plenário do Senado vários projetos sobre a reforma política. Entre eles, os que tratam da proibição de coligações nas eleições proporcionais e da duração dos mandatos no Poder Executivo. O senador Randolfe Rodrigues, do PSOL do Amapá, avalia que o passo mais importante da reforma política é o fim do financiamento privado nas campanhas eleitorais: 

(Randolfe Rodrigues) a primeira das reformas tem que ser essa: acabar com o financiamento privado de campanha. e eu acho que nós temos que travar esse debate sem medo. não pode esse sistema continuar como está. ou regredir. 

(Repórter) Também na terça-feira, os líderes partidários devem definir a composição e a presidência das comissões permanentes do Senado. Feito isso, os senadores vão retomar as votações em plenário. Está prevista para quarta-feira, por exemplo, a análise da emepê 658 de 2014, que adia para julho de 2015 a entrada em vigor do marco regulatório das ONG’s. A matéria tranca a pauta e tem prioridade de votação, como explicou o vice-presidente do Senado, Jorge Viana, do PT do Acre: 

(Jorge Viana) “ a pauta segue trancada por conta desta medida provisória, que volto a repetir, é do maior interesse. trata da regulação, do marco regulatório das organizações não governamentais, e que, tão logo tenha entendimento de líderes, espero que ocorra, possamos apreciá-la”.  

(Repórter) Se a pauta for liberada na quarta-feira, os senadores poderão analisar uma série de projetos de lei, como o que exige o grau mínimo de mestrado para os professores universitários da rede federal.

LOC: E NA SEGUNDA-FEIRA, ÀS 11 DA MANHÃ, O PLENÁRIO DO SENADO VAI FAZER UMA SESSÃO ESPECIAL PARA COMEMORAR OS 69 ANOS DO SENAC, O SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM.
20/02/2015, 00h27 - ATUALIZADO EM 20/02/2015, 00h27
Duração de áudio: 01:44
Ao vivo
00:0000:00