Paim quer apresentar proposta para conter nivel de violência da sociedade — Rádio Senado

Paim quer apresentar proposta para conter nivel de violência da sociedade

LOC: A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DEVE ORGANIZAR DEBATES EM 2015 PARA DISCUTIR OS DIFERENTES ASPECTOS DA VIOLÊNCIA.  

LOC: A INICIATIVA É DO SENADOR PAULO PAIM, DO PT DO RIO GRANDE DO SUL, QUE PRETENDE USAR AS SEGUNDAS E SEXTAS FEIRAS PARA APROFUNDAR A DISCUSSÃO E BUSCAR RESPOSTAS PARA MINIMIZAR O PROBLEMA. A REPORTAGEM É DE IARA FARIAS BORGES 

TÉC. (Repórter): A intenção do senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, é apresentar propostas de políticas públicas para que a vida em sociedade seja menos violenta. O senador está preocupado com o nível de intolerância e discórdias veiculadas pelas redes sociais, muitas vezes de forma anônima, e com as atitudes violentas, cada vez mais presentes na sociedade. Na opinião do senador gaúcho, o exercício da política deve buscar o bem social, com harmonia, justiça, respeito aos direitos humanos, liberdade de expressão e construção de políticas de igualdade. Paulo Paim informou que só em 2012, por exemplo, foram assassinadas cerca de 50 mil pessoas no Brasil. 

(PAIM): “Em muitas guerras não aconteceu isso. Onde é que nós estamos, a que ponto chegamos? Essa violência descabida, absurda,desumana, em que as pessoas agridem a outra por agredir. E a morte e a vida virou uma questão banal”. 

(Repórter): Muitas mortes também acontecem pela violência nas estradas. O senador José Medeiros, do PPS do Mato Grosso, ressaltou que o Código de Trânsito brasileiro é um dos mais modernos do mundo. E, mesmo assim, há grande número de acidentes de trânsito, muitos deles fatais. O senador mato-grossense ainda observou que as diversas formas de violência acabam por sobrecarregar o sistema de saúde. 

(MEDEIROS): “Um prejuízo imenso, em termos de vidas, e aí, também deságua na Saúde. Porque toda criminalidade acaba Gerando um problema na saúde. Virar secretário de Saúde hoje, seja do município ou seja do estado, é uma tarefa difícil, porque as demandas são muitas e os recursos são poucos. Além das demandas normais da Saúde, vêm a da criminalidade, porque as pessoas feridas a bala vão pra onde? e os do trânsito? na saúde”. 

(Repórter): O senador Paulo Paim quer começar o ciclo de debates na Comissão de Direitos Humanos discutindo a violência no trânsito. 
20/02/2015, 04h01 - ATUALIZADO EM 20/02/2015, 04h01
Duração de áudio: 02:03
Ao vivo
00:0000:00