Alvaro Dias defende criação da CPI do BNDES — Rádio Senado

Alvaro Dias defende criação da CPI do BNDES

LOC: OS EMPRÉSTIMOS DO BNDES A EMPRESAS QUE ATUAM NO ESTRANGEIRO PRECISAM SER INVESTIGADOS.  

LOC: A OPINIÃO É DO SENADOR ALVARO DIAS. ELE PEDIU EM PLENÁRIO QUE O CONGRESSO CRIE UMA CPI PARA ANALISAR AS AÇÕES DA INSTITUIÇÃO. OS DETALHES COM ANA BEATRIZ SANTOS. 

(Repórter) O senador Álvaro Dias, do PSDB do Paraná pediu em plenário que o Congresso investigue os empréstimos do BNDES, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Para Álvaro Dias, é necessário que o Congresso instale uma CPI para apurar as possíveis irregularidades do BNDES e deixe que o caso da Petrobrás, que já foi alvo de CPIs no Senado, seja investigado pelo Ministério Público, pela Polícia Federal e pela Justiça Federal. O senador chamou a atenção para a quantidade de dinheiro repassado pela instituição para construtoras e empresas para financiar obras em países estrangeiros. 

(Alvaro Dias”) O BNDES com recursos remetidos ao exterior, sobretudo em empréstimos inclusive secretos, obviamente com desvio de finalidade, movimentando bilhões de dinheiro público, já que, por meio de medidas provisórias, o Poder Executivo tem repassado ao BNDES recursos do Tesouro Nacional, exatamente para que esses empréstimos a grandes empreiteiras que trabalham no exterior possam ser concretizados”. 

(Repórter) Álvaro Dias lembrou que ainda aguarda o Supremo Tribunal Federal julgar um Mandado de Segurança que obriga o governo brasileiro a fornecer informações sobre as condições dos empréstimos concedidos pelo banco à Venezuela, ao Paraguai, à Cuba e a alguns países africanos.
20/02/2015, 01h51 - ATUALIZADO EM 20/02/2015, 01h51
Duração de áudio: 01:31
Ao vivo
00:0000:00