Mestrado pode ser obrigatório para cargo de professor universitário — Rádio Senado

Mestrado pode ser obrigatório para cargo de professor universitário

LOC: O MESTRADO PODE SER OBRIGATÓRIO PARA QUEM QUISER SER PROFESSOR UNIVERSITÁRIO NA REDE FEDERAL.  

LOC: A PROPOSTA FOI INCLUÍDA NA ORDEM DO DIA DO PLENÁRIO E PODE SER VOTADA NOS PRÓXIMOS DIAS. A REPORTAGEM É DE MAURÍCIO DE SANTI: 

(Repórter) A lei atual exige apenas o diploma de curso superior em nível de graduação para os interessados em se submeter aos concursos públicos para a carreira de magistério em universidades e faculdades. O senador Aloysio Nunes Ferreira, do PSDB de São Paulo, quer que o mestrado seja o grau mínimo de formação para os candidatos a professor de nível superior, como já recomenda a Lei de Diretrizes e Bases da Educação. A relatora do projeto na Comissão de Educação, senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, acha que a proposta pode melhorar a qualidade do ensino superior: 

(Ana Amélia) O Brasil forma mais de 12 mil doutores e 40 mil mestres por ano nas universidades nacionais. Como bem salienta o autor, mesmo considerando a necessidade de contratar novos professores, pra atender a expansão da rede federal de educação superior, não havia por que abrir mão do requisito mínimo estabelecido pela lei de diretrizes e bases para os docentes do setor. 

(Repórter) O professor e senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, lembrou que a capacitação dos professores é um dos gargalos da educação brasileira. Por isso, ele entende que a exigência de mestrado para os professores do ensino superior é importante: 

(Cristovam Buarque) “Um dos problemas mais sérios que nós temos na educação brasileira em todos os níveis é o despreparo de ser professor. Existe uma maneira de ser professor, é uma linguagem que é ensinada , nem todos tem vocação, como nem todos têm vocação pra musica”. 

(Repórter) O projeto aprovado na Comissão de Educação diz ainda que a contratação de professores universitários sem o grau de mestre só será possível nos casos em que ficar comprovado o notório saber do profissional. A matéria foi incluída na ordem do dia do plenário e poderá ser votada nos próximos dias, mas antes os senadores terão que analisar a medida provisória 658 de 2014, que tranca a pauta.
18/02/2015, 03h54 - ATUALIZADO EM 18/02/2015, 03h54
Duração de áudio: 01:51
Ao vivo
00:0000:00