PEC da Ciência e Tecnologia será promulgada no próximo mês — Rádio Senado

PEC da Ciência e Tecnologia será promulgada no próximo mês

LOC: A PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO QUE ESTIMULA SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS PARA PROBLEMAS ENFRENTADOS PELO SETOR PRODUTIVO VAI SER PROMULGADA NO PRÓXIMO MÊS 

LOC: O PRESIDENTE DO CONGRESSO NACIONAL, RENAN CALHEIROS, MARCOU UMA SESSÃO SOLENE PARA 26 DE MARÇO. REPÓRTER ANA BEATRIZ SANTOS.  

TÉC: A PEC da Ciência e Tecnologia vai ser promulgada pelo Congresso Nacional em março. O senador Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, anunciou em plenário que a sessão solene de promulgação foi marcada para o dia 26. A proposta atualiza parte do texto da Constituição que trata da ciência e tecnologia. Para Renan Calheiros, a proposta reconhece o papel estratégico da ciência, da tecnologia e da inovação para o desenvolvimento do país. 

(Renan Calheiros) Essa PEC é muito importante também, é uma das matérias mais importantes que nós aprovamos aqui, no Senado Federal, e que altera vários dispositivos constitucionais para assegurar a pesquisa e a inovação tecnológica como assuntos prioritários do Estado. 

(Repórter) Entre as mudanças aprovadas estão a inclusão dos institutos de educação profissional e tecnológica entre os que podem ter acesso a financiamentos públicos para pesquisa e inovação, e a organização do sistema nacional de ciência, tecnologia e inovação, com a participação da União, estados e municípios. Outra novidade é o reconhecimento das atividades de inovação tecnológica desenvolvidas pelo Sistema Único de Saúde, o SUS. A PEC da Ciência e Tecnologia foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado em novembro e pelo plenário em dezembro do ano passado. A sessão de promulgação da PEC deve contar com a presença do ministro da Ciência e Tecnologia, Aldo Rebelo.
13/02/2015, 03h45 - ATUALIZADO EM 13/02/2015, 03h45
Duração de áudio: 01:29
Ao vivo
00:0000:00