Dia Mundial do Rádio é comemorado neste 13 de fevereiro — Rádio Senado

Dia Mundial do Rádio é comemorado neste 13 de fevereiro

LOC: NESTE 13 DE FEVEREIRO É COMEMORADO O DIA MUNDIAL DO RÁDIO. 

LOC: A DATA MARCA A FUNDAÇÃO DA RÁDIO ONU, EM 1946. A REPORTAGEM É DE RODRIGO RESENDE: 

TÉC: O tema proposto pela UNESCO para as discussões do dia mundial do Rádio neste ano é “Juventude e Rádio”. No Brasil, a primeira transmissão oficial de Rádio aconteceu em 7 de setembro de 1922, nas comemorações do centenário da Independência. O professor Edgar Roquette-Pinto, um dos pioneiros do Rádio no país que morreu em 1954, explicou que aquela primeira experiência não atraiu tanto interesse:  

(ROQUETTE-PINTO) Creio que a causa principal desse desinteresse foram os alto-falantes instalados na exposição. Ouvindo discursos e músicas reproduzidos no meio de um barulho infernal, tudo distorcido, arranhando os ouvidos ... era uma curiosidade, sem maiores consequências. 

(REPÓRTER) O senador e radialista Lasier Martins, do PDT do Rio Grande do Sul, em entrevista ao programa Conexão Senado, lembrou de um dos momentos marcantes em que participou enquanto repórter de rádio: a transmissão do milésimo gol de Pelé. 

(LASIER) E tem uma experiência no futebol que ficou muito marcante no Rio Grande do Sul que foi o milésimo gol do Pelé. Pelé colocou a bola, correu, chutou, marcou o gol, deu um beijo na bola e passou a fazer uma volta olímpica ao redor do campo. E eu apenas descrevendo de longe, porque eu não tinha o microfone portátil, só um cabo de 20 metros, próximo à boca do túnel. Quando ele se dirigiu e vinha em direção ao local onde eu estava, eu me preparei para enfrentá-lo, para ouvir as primeiras palavras dele. Quando ele chegou perto eu saltei no Pelé e gravatiei o Pelé. 

(REPÓRTER) Diante dos novos desafios e das novas plataformas de mídia, o professor Luiz Artur Ferrareto, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, destaca que o Rádio deve ver a internet como uma grande companheira 

(FERRARETO) A internet é excelente para o Rádio. Primeiro porque a internet é um canal de transmissão para o próprio Rádio e associada ao Smartphone ela ganha ainda mais abrangência. Ao mesmo tempo, com as redes sociais, a Internet oferece a ampliação de uma coisa que é característica do Rádio: uma simulação de interatividade que está presente desde as origens do Rádio. 

(REPÓRTER) No caso da Rádio Senado, além da transmissão em FM para dez capitais, você pode acessar todas as matérias, programas, discursos de senadores e reportagens especiais pelo site www.senado.leg.br/radio.


13/02/2015, 10h51 - ATUALIZADO EM 13/02/2015, 10h51
Duração de áudio: 02:22
Ao vivo
00:0000:00