Gleisi defende proposta do governo que altera regras trabalhistas — Rádio Senado

Gleisi defende proposta do governo que altera regras trabalhistas

LOC: A SENADORA GLEISI HOFFMANN, DO PT DO PARANÁ, DEFENDEU AS MUDANÇAS NAS REGRAS TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS ENCAMINHADAS PELO GOVERNO E QUE ESTÃO EM ANÁLISE NO CONGRESSO.  

LOC: O ASSUNTO É POLÊMICO E DIVIDE A OPINIÃO DOS PARLAMENTARES. O LÍDER DO PSB, JOÃO CAPIBERIBE, ANUNCIOU QUE VAI VOTAR CONTRA A MATÉRIA. REPÓRTER CARLOS PENNA BRESCIANINI. 

(Repórter) A senadora Gleisi Hoffmann, do PT do Paraná, defendeu as medidas provisórias editadas pelo governo que alteram as regras trabalhistas e previdenciárias. Entre outros pontos, o texto determina que o trabalhador que solicitar o seguro desempregado pela primeira vez deverá ter trabalhado pelo menos 18 meses nos últimos dois anos. Gliesi Hoffman argumentou que pelas regras atuais é possível ter acesso ao benefício após trabalhar apenas seis meses. E disse que a iniciativa faz ajustes necessários e busca evitar uma fraude que se tornou comum: 

(Gleisi Hoffmann) Alguma coisa precisa ser feita, porque na realidade isto está estimulando também o conluio muitas vezes entre patrões e empregados, que dispensam seus empregados até a pedidos destes, prá que estes empregados recebam o salário e possam continuar trabalhando sem assinatura na carteira. 

(Repórter) Já o líder do PSB no Senado, João Capiberibe, do Amapá, concordou com o combate às fraudes, mas criticou as medidas que, segundo ele, retiram direitos trabalhistas. 

(João Capiberibe) “Além de assegurar as conquistas trabalhistas dos trabalhadores e dos aposentados, neste aspecto estamos nos posicionando em relação à Medida Provisória que restringe o direito dos trabalhadores. Nesta, não votaremos à favor, seguramente”.  

(Repórter) Além da MP 665, que tratou do seguro-desemprego e do seguro-defeso pago aos pescadores, o governo também editou a MP 664, que mudou as regras para as pensões por morte a auxílio-doença. As medidas deverão ser analisadas e votadas pelo Congresso Nacional.
12/02/2015, 06h42 - ATUALIZADO EM 12/02/2015, 06h42
Duração de áudio: 01:39
Ao vivo
00:0000:00